História do Município

Saiba mais sobre o Município

Município de Juscimeira - Sua origem e desenvolvimento histórico

Conhecido inicialmente com a denominação de Garimpos, devido a extração de diamantes às margens do Rio Areia, a Vila de Juscelândia foi fundada em julho de 1.954, por João Matheus Barbosa, oriundo de Diamantina, Estado de Minas Gerais, e seu nome foi escolhido em homenagem ao grande político brasileiro, Juscelino Kubitschek, seu conterrâneo. A Lei nº 2.135, de 21 de janeiro de 1964, do município de Poxoréo, alterou a denominação do distrito de Garimpos para Juscelândia.

Com sua família João Matheus Barbosa chegou às margens da barra do Rio Areia, onde se instalou com a esposa Salvina Luís dos Santos e Maria Barbosa Moreira, Agostinha Barbosa de Oliveira, Sebastiana Martins Barbosa, Olímpia Barbosa Crizauto – filhas já casadas. E mais os filhos Joaquim, Noêmia, João, Abigail e Daniel Matheus Barbosa.

Vieram em companhia do casal Ana e Salvador Ribeiro de Paiva, juntamente com quatro filhos menores. O patriarca João Matheus deu um pequeno lote de terras a cada um dos filhos e genros, que iniciaram a plantação de arroz, milho, feijão, mandioca, banana e hortaliças.  De espírito empreendedor e  reformador agrário de natureza,  Barbosa separava um lote para quem viesse chegando e quisesse se instalar na Vila, cuja fertilidade do solo, aliada a boa produção agrícola, atraia outras famílias.

A 20 de maio de 1957, á distância de um quilômetro da divisa das terras de João Matheus Barbosa, estabeleceu-se José Cândido de Lima, juntamente com a esposa Maria Fidélis de Lima e os filhos Jair, Neuza, Neide, Nauriá, Zenaide e Jonas. Seus irmãos; Francisco Oliveira de Lima e Marcionílio José de Lima, ambos com esposas e filhos.

José Cândido de Lima e sua família deram o nome de Limeira - uma auto homenagem da família ao pioneiro José Candido de Lima; ao pequeno ajuntamento de casas que se formou ao seu redor na parte alta da cidade dando inicio assim ao desenvolvimento de um núcleo populacional, que começou de forma expressiva, dado o grande número de migrantes paulistas que vieram atrás de Lima.

A exemplo de João Matheus Barbosa, José Cândido de Lima; derrubou uma parte das matas, dividiu em lotes, entregando-os a cada família que veio com ele e semelhantemente as que iam chegando.
A medida que os dois povoados cresciam, crescia também a contenta pelo nome do lugar, pois os dois formavam, na verdade, um único núcleo urbano. João Matheus Barbosa puxava para Juscelândia e José Cândido de Lima para Limeira. Por fim, as duas famílias chegaram a conclusão de fundir os dois nomes, ficando Juscimeira - JUSCI = Juscelândia e MEIRA = Limeira.

Em 1968, o vereador Jurandir Pereira da Silva encaminhou a Câmara Municipal de Jaciara, a quem o povoado estava jurisdicionado na época, a proposta do novo nome do lugar.
Assim foi criada a Lei nº 2.919, de 06 de janeiro de 1969, que iria criar o distrito de Juscimeira, mas o Ato Complementar Federal nº 46, de 07 de fevereiro de 1969 impediu a execução da lei.

Em 1969, Ramon Araújo Itacaramby, prefeito do Município de Jaciara, construiu uma escola municipal  no meio dos dois aglomerados.  Em 1970, os padres João e Mário Hering edificaram a igreja de São Bom Jesus de Juscimeira, também na divisa das duas vilas, contribuindo definitivamente para a junção dos dois nomes e o fortalecimento do Distrito de Juscimeira, oficializado pela Lei nº 3.761, de 29 de junho de 1976.

Apesar dos esforços; dos padres João e Mário Hering, das famílias Barbosa e Lima, do próprio Ramon Itacaramby e de todos os moradores locais em ter sua autonomia política-administrativa, Jaciara não consentia em perder o distrito de Juscimeira alegando a demasiada proximidade entre as duas sedes municipais.    Finalmente, no dia 10   de dezembro de 1.979, o governador de Mato Grosso, Dr Frederico Campos,   sancionou a Lei Estadual 4.148, de autoria do deputado estadual Alves   Ferraz criando o município de Juscimeira. Para alegria de sua população,   a lei foi assinada na praça pública em frente a Igreja Matriz.

No ato de sua criação, ao município de Juscimeira foram anexados os   seguintes distritos: São Lourenço de Fátima, Irenópolis e Santa Elvira,   com uma área total de 2.796 quilômetros quadrados.

A instalação do município, aconteceu no dia 07 de fevereiro de 1.981,   tendo o governador Dr Frederico Campos, nomeado administrador municipal, o sr Ramon Itacaramby. Em 15 de março de 1.982, tomou posse o primeiro prefeito eleito do município, Daniel Matheus Barbosa.