Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Festa Da Pamonha Fomenta A Economia E Divulga Potencial

Festa da Pamonha fomenta a economia e divulga potencial

Um dos mais tradicionais eventos de Juscimeira já tem data marcada. Nos dias 27 e 28 de junho a prefeitura realiza a 9ª Festa da Pamonha, que anualmente atrai visitantes de vários municípios do Vale do São Lourenço, entre outras regiões. Este ano o evento, que tem entrada franca, contará com o show nacional de Diego e Diogo, além da orquestra Viola Divina, Cristina e Regina, Louvor Aliança e banda Flor de Liz. A 6ª Mostra do Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar também integra a programação. Haverá, ainda, o sorteio de um carro zero km.

O prefeito de Juscimeira e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, disse que o evento é muito importante, pois além de garantir entretenimento para a população, fomenta a economia local e divulga o potencial da cidade. “Todos os anos nos empenhamos para superar o sucesso do ano anterior”, assinalou.

Em 2013 cerca de 40 famílias de Juscimeira comercializaram as pamonhas no evento, além de outros produtos, como cural e milho cozido ou assado. A Mostra do Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar contou com a participação de expositores de outros municípios do Vale do São Lourenço, como Santo Antonio do Leste, São Pedro da Cipa, Itiquira, Dom Aquino e Jaciara. A mostra foi organizada pela secretaria municipal de Ação Social e ofereceu aos visitantes uma variedade de artesanato, tecidos, peças em madeira e reciclados.

A Festa da Pamonha foi instituída pela Lei Estadual nº 8533, de 25/07/2006 e inserida no calendário oficial de eventos de Mato Grosso. O evento visa promover a integração social, turística, comercial e política dos municípios vizinhos, fomentar o comércio local e dar mais visibilidade ao município no contexto sócio-econômico do Estado.

O evento é realizado anualmente num período atípico pelo fato de ser fora da época da produção do milho, justamente para incrementar e fomentar o turismo, não só o local, mas também de toda a região do Vale do São Lourenço, que engloba os municípios de Juscimeira, São Pedro da Cipa, Jaciara e Dom Aquino.

O Vale do São Lourenço tem como sua principal atividade econômica a criação de gado de corte e leite, o plantio de milho e a plantação da cana-de-açúcar, agregados ao Laticínio Comajul, localizado no município de Juscimeira e as usinas de produção de álcool e açúcar, localizadas no município de Jaciara, que juntos formam o maior potencial na geração de emprego e renda em toda a região.

Publicado em 12/06/2014

Fonte: Agência de Notícias da AMM/ Assessoria Prefeitura