Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Equipe Da Assistencia Social Realiza Forum Selo Unicef

Equipe da Assistência Social realiza Fórum Selo Unicef

Juscimeira sediará o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016, no dia 29 de julho, das 13 Às 18 horas, na sede do Centro do Idoso “Padre Firmo”. Estarão participando do evento representatividades de órgãos governamentais e da sociedade civil em geral.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Keli Paniago, o município de Juscimeira assinou o termo de adesão ao Selo Unicef. “o objetivo do evento é apresentar um diagnostico municipal da situação da criança e adolescente, validando-o e agregando contribuição dos participantes do fórum, bem como, reunir informações sobre as ações, programas e políticas que podem contribuir para a melhoria dos nossos jovens”, explica.

A secretária conta que serão abordados cinco temas durante o evento como: Direito de Sobreviver e se Desenvolver, Direito de Aprender, Crescer sem Violência, Atendimento a Casos de Violência e Ser Adolescente. “Estão todos convidados para juntos somar forças na elaboração da política aos nossos jovens juscimeirenses”, finaliza.

O que é o Selo Unicef?

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Expansão

O projeto começou no Ceará, no ano de 1999. Naquela primeira edição do Selo, dos 170 municípios inscritos, 27 receberam o certificado. Em 2004, experiência parecida foi desenvolvida pelo UNICEF no Estado da Paraíba e em 2006, após a realização de 3 edições bem sucedidas no Ceará, a participação foi ampliada para municípios de mais 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE). Juntos com o Ceará, estes formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido" - documento que atesta o compromisso assumido em 2004 pelos governadores destes estados em adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção.

Metodologia

Daquela primeira iniciativa no Ceará até hoje já foram cinco edições, estando a sexta em andamento, com 1262 municípios inscritos, apenas nos estados que integram o Pacto, o que demonstra a capacidade de mobilização que o Selo traz em si e a possibilidade real da vida de milhares de meninos e meninas moradores do semi-árido brasileiro serem transformadas.

Publicado em 18/07/2014

Fonte: Márcio Fidélis/ Ascom Juscimeira