Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / AMM COMPLETA 30 ANOS EM DEFESA DO FORTALECIMENTO DOS MUNICIPIOS

AMM COMPLETA 30 ANOS EM DEFESA DO FORTALECIMENTO DOS MUNICÍPIOS

O fortalecimento do movimento municipalista, a conquista de vários benefícios para os municípios, a consolidação da atuação política e o aperfeiçoamento da prestação de serviços técnicos são alguns dos avanços conquistados pela Associação Mato-grossense dos Municípios ao longo de três décadas de existência. A AMM, que completou 30 anos no dia 4 de maio, teve início com a participação de 53 prefeitos, que se uniram para criar no estado uma instituição que defendesse as causas municipalistas. A data foi comemorada durante o Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, realizado em abril, com a presença de três ministros de estado, entre outras autoridades federais e estaduais.

A entidade foi fundada com o objetivo de congregar e defender os interesses dos municípios; liderar as lutas municipalistas, fazendo a interlocução junto aos poderes no âmbito federal e estadual; prestar assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa; ajudar a elaborar planos, programas e projetos de desenvolvimento dos municípios associados; promover cursos de capacitação, congressos, simpósios, seminários e reuniões para debates de problemas técnicos e administrativos dos municípios, entre outros.

O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, que assumiu a direção da instituição em fevereiro, destacou a importância da associação para o fortalecimento dos municípios. “A AMM consolidou a sua credibilidade nos últimos anos e é reconhecida como uma das principais entidades municipalistas do país”, assinalou.

A AMM atua na defesa institucional e na prestação de serviços aos municípios com ações pautadas no apartidarismo, na administração democrática e na parceria. Além da participação dos prefeitos nas principais decisões, a AMM ainda conta com o apoio institucional da Assembléia Legislativa, Governo do Estado, Tribunal de Contas, entre outros segmentos representativos.

Tradicionalmente a AMM realiza e participa de vários eventos municipalistas para orientar os gestores. Além do Encontro de Prefeitos, a instituição realiza uma ampla programação de cursos técnicos, eventos temáticos relacionados à previdência, direito público, desenvolvimento econômico, entre outros. Anualmente também mobiliza prefeitos para participarem da Marcha a Brasília, que articula conquistas para os municípios junto ao Governo Federal e Congresso Nacional, entre outras mobilizações.

Além da atuação política institucional, a prestação de serviço de qualidade é uma das prioridades da AMM, que oferece aos municípios assessoria nas áreas técnica, administrativa, comunicação, jurídica, contábil, de engenharia, entre outros.

Ex-presidentes - O primeiro presidente da AMM foi o então prefeito de Cuiabá, Anildo Lima Barros (1983/1985), seguido por: Darcy Capistrano de Oliveira (1985/1987), de Diamantino; Fausto de Souza Faria (1987/1989), de Rondonópolis; Evaldo Jorge Leite (1989/1991), de Colíder; João Batista Rodrigues Alves (1991/1992), de Barão de Melgaço; Aparecido Briante (1992/1993), de São José do Rio Claro; Hélio Antunes Brandão Filho (1993/1995), de Jangada; Vilceu Marchetti (1995/1997), de Primavera do Leste; Jair Benedetti (1997/1999), de Comodoro; Érico Piana Pinto Pereira (1999/2000 - 2001/2002), de Primavera do Leste; Ezequiel Ângelo Fonseca (2003/2004), de Reserva do Cabaçal; José Aparecido dos Santos (2005/2006), de Nova Marilândia - Reeleito para o biênio (2007/2008); Pedro Ferreira de Souza (2009/2010), de Jauru; Meraldo Figueiredo Sá (2011/2012), de Acorizal.

Publicado em 07/05/2013

Fonte: Agência de Notícias da AMM