Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / BELEZAS NATURAIS DE JUSCIMEIRA SURPREENDERAM OS PARTICIPANTES DO ULTRAMACHO

BELEZAS NATURAIS DE JUSCIMEIRA SURPREENDERAM OS PARTICIPANTES DO ULTRAMACHO

O município de Juscimeira sediou domingo, 1º de dezembro a última etapa do ano do Ultramacho. O maior festival de esportes de aventura de Mato Grosso movimentou a cidade.

A grandeza da Cachoeira do Prata em Juscimeira deixou os participantes da última etapa do maior festival de esportes de aventura em Mato Grosso, o Ultramacho; encantados. Juscimeira foi palco das três competições de aventuras simultaneamente apresentadas pela MT Cred. Foram realizadas corridas em trilha de 6 km e 12 km e uma prova multiesportiva de 30 km. Correndo, remando e pedalando, os 300 competidores puderam conhecer belas paisagens, passar por trilhas, corredeiras e ainda o Lago de São Lourenço. De acordo com o organizador Tomio Uemura a aceitação do evento foi muito positiva. "Os competidores aceitaram nosso desafio de praticar esportes numa região bela, mas que ainda era desconhecida para este tipo de atividade", afirmou.

As trilhas em cerrado fechado, corredeiras desafiadoras e o grande lago do São Lourenço para transpor e com várias pousadas de águas quentes, nas quais os competidores aproveitaram para relaxar, - não só durante os dias de treinamentos, mas também após a prova oficial; encantaram os atletas inscritos que se dirigiram ao município para treinar e conhecer de perto os encantos de Juscimeira.

Para a atleta Emanuelly Silva, da equipe Suçuaranas, a cidade respira aventura. “Tenho vindo a Juscimeira há praticamente um mês. A cada pedal, corrida ou remada eu me surpreendo com as belezas. Com certeza voltaremos lá para praticar esportes em um lugar ainda inexplorado e também curtir um pouco das águas quentes”.

Os grandes vencedores do evento foram Fábio Zilio e Rodrigo Buchmann da equipe Casca Grossa. Juntos venceram todas as etapas do ano e ainda levaram para Sorriso o troféu de líder absoluto do ranking. Na dupla mista, a vitória ficou com o cuiabano Lucas Andreo e a campo-grandense Aline de Oliveira da equipe Filhos dos Livres. No feminino subiu ao lugar mais alto do pódio as atletas cuiabanas da OXTEAM II, Gabriela Marquez e Lisiane de Miranda.

Na Herbalife Trail Run de 6k, o vencedor no masculino foi o atleta de Juscimeira Eduardo da Silva Gomes. No feminino Ana Lucia de Castro Barcellos ficou em primeiro lugar no pódio. Na prova de 12k masculino o atleta Genilson Marques e Silva voltou a vencer e no feminino estreou com vitória da atleta de Sinop, Ivone Bassegio.

Natureza ameaçada

Segundo a organização, a Cachoeira do Prata foi escolhida como sede do evento pela beleza do local, mas também por estar ameaçada com a construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH). Para o organizador da prova, Tomio Uemura, a partir da realização do Ultramacho no local os adeptos do turismo de aventura do estado tiveram consciência de que a região precisa ser preservada. "A construção da PCH aqui tiraria 85% do fluxo de água da cachoeira. Este é o único local de lazer da comunidade. Os frequentadores não podem ser ignorados em nome da ganância de quem nunca sequer conheceu este lugar. A geração de energia seria pequena, o ganho em royalties para o município irrisório. Todos os amantes da natureza tem que se unir e cobrar a criação de um parque aqui. Assim o local seria organizado, o lixo recolhido e o uso seria feito com maior consciência. Estamos criando um abaixo assinado virtual para que todos os interessados nos ajudem a criar um parque", afirma Tomio.

Incentivo ao esporte

O Ultramacho é apresentado pelo MT Cred. Tem patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Juscimeira, Hospital Ortopédico, TRACK&FIELD e Energético Monster. Apoiam o evento a Herbalife, Corpo de Bombeiros, Tribo Bike Sports, Casa Prado, Chapada Off Road, Oishi, Programa De Salto no Esporte, Midia News e Vale Expedições.

Para conhecer a classificação de todas as provas acesse:

www.ultramacho.com.br

Publicado em 18/12/2013