Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Programa Mais Medicos Contempla O Municipio De Juscimeira

Programa Mais Médicos contempla o município de Juscimeira

A cidade de Juscimeira é a segunda do vale do São Lourenço a receber médico do programa do Governo Federal “Mais Médicos”. Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Saúde (PSF), Joelma Rodrigues de Aguiar, o município havia feita a adesão ainda na primeira etapa, em julho de 2013, para receber os profissionais através do programa.

O médico Gilhermo Alberto Vitres Rodriguez, de 32 anos, residia em Habana, capital cubana. Lá ele se formou há oito anos e atuou na área até a vinda ao Brasil. Em Juscimeira, Guilhermo já começou a atender na unidade do Programa Saúde da Família, na zona rural do distrito de Santa Elvira. Ao todo, ele assistirá cerca de 880 famílias que vivem no distrito e na região como em São Lourenço de Fátima e nos assentamentos Beleza e Santo Expedito.

De acordo com o médico cubano, a expectativa é muito grande e pretende dar o melhor de si para ajudar a melhorar os atendimentos na região. “Estou muito feliz em estar nesta cidade pacata, onde se observa que a vida é mais tranqüila e longe de crimes dos grandes centros. Pretendo dar o melhor de mim para contribuir com a melhoria da Saúde no município”, disse Rodriguez.

Segundo regras do Programa Mais Médico, o município será o responsável pela concessão de moradia, alimentação e deslocamento do profissional cubano. A jornada laboral do novo médico será de 32 horas semanais de atendimento e oito horas de capacitação

Segundo a coordenadora do PSF, foi feita a solicitação de dois médicos para o município de Juscimeira ainda no primeiro ciclo do programa e por um erro de comunicação foi enviado apenas um, mas o Ministério da Saúde informou que estão sendo feitas recolocações e assim que tiverem os resultados das cidades que desistiram da aquisição de profissionais serão redirecionados aos que estão faltando.

Na atualidade, a rede municipal de Saúde de Juscimeira está composta por quatro unidades do Programa Saúde da Família, um hospital e a sede da secretaria. Para atender toda a demanda, o município agora conta com três médicos para atender os quatro PSF´S, sendo que uma unidade fica descoberta, e três plantonistas no hospital municipal.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais profissionais para regiões onde não existem.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde aos cidadãos.

As vagas são oferecidas prioritamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceita candidatura de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial no país. (Fonte: DIAADIA)

Publicado em 13/06/2014