Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / EDUCACAO APRESENTA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ULTIMO SEMESTRE PELAS CEIs

EDUCAÇÃO APRESENTA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÚLTIMO SEMESTRE PELAS CEIs

Os Centros de Educação Infantis do município de Juscimeira, durante o último semestre desenvolveu diversas atividades diferenciadas na área pedagógica com projetos e trabalhos envolvendo o lúdico e o cognitivo buscando transformar o espaço físico destas unidades numa fonte de prazer e entretenimento para as crianças.

Ao todo, a Secretaria Municipal de Educação, atende cinco (05) CEIs – Centro de Educação Infantis distribuídos no município, a saber: Enedina Martins Barbosa (sede), CEI Irenópolis (Irenópolis), São Miguel (Santa Elvira), Padre Lother (Fátima),  e Rainha dos Apóstolos (Placa Sto Antônio). O bom andamento dos trabalhos só é possível com a parceria e empenho da Prefeitura Municipal e toda a equipe da Secretaria da Educação, respeito, participação e confiança dos pais e responsáveis das crianças que frequentam estes CEIs, bem como a dedicação, união e entusiasmo dos professores, auxiliares, merendeiras e zeladoras.

Foram desenvolvidos diversos trabalhos  com as crianças envolvendo temas como;  dia do índio, das mães, do livro infantil,  combate à dengue e outros. Para a secretária municipal de educação, professora Genizalva Pereira de Assunção, “a realização destas atividades é um momento de apresentar aos pais e a comunidade um pouquinho do que os alunos desde o berçário até o pré escolar sabem e estão aprendendo a fazer. É uma forma de mostrar algumas das atividades que a educação infantil juscimeirense desenvolve com as crianças enquanto seus pais trabalham, para que eles também saibam como seus filhos são bem cuidados pelos profissionais da educação do município”, informou o secretário.

DIA DO LIVRO INFANTIL:No dia 18 de abril, o dia nacional do livro foi comemorado diversas atividades diferenciadas para fomentar a literatura infantil, através da contação de histórias e dramatização. Durante a semana os alunos desfrutaram de um ambiente propício para a leitura despertar o interesse das crianças pela exploração e produção de histórias, também os estimulou à imaginação e fantasia despertando  o interesse das crianças pela exploração e produção de histórias, que desperta  a  imaginação e fantasia das crianças participantes.

DIA DO INDIO: No dia 19 de abril, é comemorado com euforia e muita satisfação pelas crianças. De acordo com as professoras, carinhosamente chamadas de “tias” em todas as CEIs foi realizada uma grande festa para que a data fosse lembrada de forma significativa por todos. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, todos trabalharam a semana do índio apresentando sua alimentação, seus costumes, músicas, sempre de forma criativa e bastante lúdica.

DIA DAS MÃES:Na primeira semana de Maio, nos CEIs foram desenvolvidas atividades voltadas para fazer com que as crianças aprendam a verdadeira importância que a mãe tem na família. Ensinando a elas o significado da palavra mãe, transmitindo para estas crianças o respeito e o carinho que se teve ter pelas mães. Com esta comemoração os Centros de Educação Infantis colaboram para resgatar os valores éticos entre filhos e mães, valorizando a família.

PROJETO EU CONTRA A DENGUE:  O projeto foi desenvolvido nos CEIsEnedina Martins Barbosa, São Miguel (Santa Elvira), Padre Lother (Fátima). Devido a grande divulgação nos meios de comunicação referente à gravidade e as precauções que devem ser tomadas contra o mosquito da dengue, manifestou-se a curiosidade por parte das crianças, trazendo ao grupo várias problemáticas: Como esclarecer os pequenos sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue? O que fazer para combater uma doença que parece tão simples, mas causa tanto mal? Tendo em vista toda essa problemática, percebeu-se a necessidade de estimular as crianças a buscarem as respostas e se envolverem diretamente no combate a proliferação da doença.

Publicado em 18/05/2016

Fonte: Manoel de Jesus – Ascom/Jusc