Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / ACOES ALERTAM CONTRA ABUSO E EXPLORACAO SEXUAL DE CRIANCAS E ADOLESCENTES EM JUSCIMEIRA

AÇÕES ALERTAM CONTRA ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM JUSCIMEIRA

Depois de várias atividades para alertar a população adulta, a Prefeitura de Juscimeira por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social -CREAS da Secretaria da Assistência Social – realizou no período de 12 à 19 de maio corrente, sua programação oficial em relação ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A programação teve seu início nas escolas do povoado de Placa de Santo Antônio - período matutino e no distrito de Santa Elvira -   período matutino, ambas às margens da BR 364.

A sensibilização e mobilização da comunidade teve a realização de palestras nas escolas do Estado e do Município. Entre os dias 12 e 19, com a participação do Conselho, das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social além dos funcionários do Forum da Comarca de Juscimeira. Entre as ações desenvolvidas, foi ministrada por Júnior César Gomes Guimarães, e Sandra Cabral, assistentes sociais do CREAS e do CRAS respectivamente, na Escola Dom Wunibaldo, no distrito de Fátima de São Lourenço, cujo objetivo uma capacitação com os professores para os ajudarem a identificar os casos de abusos.

No mercado municipal, na sede, durante a realização da feira municipal, houve distribuição de adesivos – com colagem em veículos automotores, folders e apresentação teatral por alunos das escolas Monteiro Lobato e João Matheus, sobre os casos de abuso e exploração de crianças e de adolescentes, para orientar os comerciantes, feirantes e consumidores. As apresentações dos alunos foram ovacionadas e bastante aplaudidas pelos presentes.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e dos adolescentes. Um dos instrumentos colocados à disposição do público em geral é o  Disque 100, uma importante ferramenta para que a sociedade denuncie os casos de violência e abuso sexual e funciona diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada, no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.

Veja fotos do evento em:  http://www.juscimeira.mt.gov.br/?pg=galerias&id=93

Publicado em 22/05/2016