Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Reciclo De Cinema Em Juscimeira Bateu Record De Publico

(Re)ciclo de Cinema em Juscimeira bateu record de público

Várias famílias e estudantes da rede de ensino publico do município de Juscimeira, compareceram em grande número, na segunda-feira, à primeira mostra de cinema realizado pela equipe do Projeto (Re) Ciclo de Cinema, em parceria com as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Economico. Eles assistiram à exibição do filme "UP – Altas Aventuras", produzido para estimular hábitos essenciais a implantação e desenvolvimento urbano aliados à preservação do meio ambiente e para a formação de cidadãos responsáveis. Assistiram também a um documentário institucional sobre as técnicas de reciclagem das embalagens longa vida da Tetra Pak, garrafas PET, vidros e metais e outros cuidados com o lixo.

A exibição gratuita do filme, aconteceu no estacionamento da Lanchonete Pantanal Grill, onde foi montado um telão ao ar livre com as devidas acomodações para os interessados que compareceram para prestigiar o evento.

Num grupo formado por alunos da Escola Estadual João Matheus Barbosa, com direito à pipoca e guaraná, os alunos acompanharam atentamente as exibições dos dois filmes. Segundo Dione Mateus de Oliveira Barbosa - aluno do segundo ano do ensino médio; “a iniciativa da prefeitura é legal para despertar nas pessoas um maior cuidado com a natureza”. Dione informou ainda que na escola onde estuda existe inclusive o Projeto Reciclar com Arte, onde os alunos são educados e conscientizados para os devidos cuidados no trato com o lixo e seu respectivo destino. Para o aluno, “a atual administração de Juscimeira tem se preocupado mais com a questão do lixo, e com ações como a desta segunda-feira, tem contribuído para o desenvolvimento de uma consciência ambiental maior e melhor”.

Cleiciano de Albuquerque, morador há 24 anos em Juscimeira, acredita que o trabalho realizado pela Tetra Pak e a prefeitura Juscimeirense “é um incentivo para a crianças e contribui para a formação cultural ambiental dos munícipes”. Já João Simões – comerciante que veio acompanhado pela família, “a exibição destes filmes voltados para a cultura e o lazer é novidade para a cidade”. Quanto a questão do lixo, Simões afirmou que  “ainda deixa muito a desejar visto que o município não realiza ainda a coleta seletiva e precisa investir mais no tratamento do lixo, porém tudo começa com educação e conscientização, daí ações como esta desta segunda- feira, são muito bem vindas porque prova que a administração esta atenta para o problema”.
Durante o dia, na Escola Municipal Monteiro Lobato, foi realizada uma oficina demonstrativa do processo de reciclagem do lixo, com o objetivo de estimular a integração sócio-cultural, além de disseminar a mensagem da importância da reciclagem para o meio ambiente. Para o diretor do projeto, Claudio Benites, que coordenou pessoalmente as atividades em Juscimeira, “houve muita interação entre os alunos da Monteiro Lobato e nosso pessoal e o trabalho fluiu de uma forma muito boa”. Quanto ao público presente na mostra de filmes, Benites informou entusiasmado que das ultimas doze cidades visitadas, Juscimeira foi a que teve um maior público presente.

Publicado em 08/06/2011

Fonte: Manoel de Jesus - DECOM/Juscimeira