Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Juscimeira E Case De Sucesso Em Planejamento Estrategico

Juscimeira é case de sucesso em planejamento estratégico

Com as capacitações do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI), do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), a atual gestão do município de Juscimeira melhorou significativamente índices em diversas áreas desde adesão ao programa. As metas alcançadas neste ano de 2018 foram apresentadas durante reunião, nesta terça-feira (27/11). Na ocasião estiveram presentes prefeito, secretários, servidores das secretarias, vereadores e representantes do TCE-MT e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O prefeito Moisés dos Santos destacou que é um privilégio ser um dos 24 municípios mato-grossense contemplados com o PDI, oportunidade que foi abraçada por todos que integra a equipe e que neste ano de 2018 conseguiram alcançar 70% da meta estabelecida.

“Com foco na obtenção de resultados de impactos diretamente na vida do cidadão e da sociedade juscimeirense, o PDI tem como objetivo central nos orientar para tornamos um modelo de administração pública gerencial eficiente e transparente. Hoje nosso município é considerado case de sucesso no que se diz cumprimento das metas do PDI”, ressalta o prefeito.

Segundo o analista técnico em gestão do TCE-MT, Volmir Manhobosco, o Tribunal de Contas é o grande incentivador e propulsor da inserção dessas novas metodologias de trabalho das prefeituras. Ele explicou que, embora o Plano Estratégico seja de longa duranção, com metas até 2029, cada secretaria tem seu tema de caso para entregar neste ano, ou seja, as metas de logo prazo são certificadas em metas de curto prazo, as quais são gerenciadas anualmente.

“Através da metodologia do planejamento estratégico, nós do Tribunal de Contas, esperamos que os municípios aprimorem suas gestões tendo um plano de longa duração. Em Juscimeira se iniciou em 2014, mas é neste ano de 2018 que nós estamos tendo êxito a partir da atual gestão”, relatou o analista do TCE-MT.

De acordo com dados do PDI, para este ano, o município de Juscimeira já executou 60% das metas e tem previsão de alcançar 70% até o final do ano, sendo que neste momento o mais importante é que o município absorva a metodologia implantada.

O coordenador do projeto, professor Renato Neder, da Universidade Federal de Mato Grosso por meio da Fundação Uniselva, explicou como funciona o monitoramento das ações do PDI, que a cada três meses realiza uma reunião para fazer ajustes no planejamento estratégico, enxergar como está o andamento das ações e metas, o que alcançou o que não alcançou, o que ainda dá para fazer e principalmente começar a pensar nas ações de 2019.

“Dos 24 municípios que aderiram ao PDI, Juscimeira é o menor, o qual foi uma surpresa para nós, percebemos que estamos crescendo no planejamento estratégico, uma maturidade que no próximo ano podemos pular para próxima fase, que é trabalhar muito mais gestão do que planejamento, o qual já sabem fazer”, frisou Neder.

Publicado em 28/11/2018