Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / JUSCIMEIRA COMECA A ELABORAR PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO

JUSCIMEIRA COMEÇA A ELABORAR PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO

A Prefeitura de Juscimeira, em parceria com as empresas IE Madeira (Interligação Elétrica do Rio Madeira) e Norte Brasil Transmissora de Energia (Norte Brasil), através do Instituto Amazônico de Planejamento, Gestão Urbana e Ambiental (IAGUA), sob a coordenação da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento deu inicio aos trabalhos para implantação do Plano Diretor Participativo (PDP) no município. Dando continuidade aos trabalhos, acontecerá na manhã deste sábado, 16, às 08:00 (oito horas), Câmara Municipal, uma reunião para a eleição do Núcleo Gestor, que juntamente com a equipe técnica deverá elaborar o PDP.
Segundo o secretário de desenvolvimento e gestão, Cassio Crepaldi, a equipe técnica da Prefeitura será composta por representantes de todas as secretarias do município. Já o Núcleo Gestor será composto por representantes da comunidade juscimeirense, tais como; Igrejas, clubes de serviços, maçonaria e associações de moradores. Juntos, Equipe Técnica e Núcleo Gestor, deverão coordenar e monitorar a implementação do PDP (Plano Diretor Participativo) no município.
Na reunião deste sábado, 16, o secretário informou que técnicos e representantes das empresas; IE Madeira e Norte Brasil, bem como agentes do Instituto Amazônico de Planejamento, Gestão Urbana e Ambiental (IAGUA), estão presentes coordenando os trabalhos iniciais, tais como, exposição de motivos, captação de recursos e objetivos do Plano Diretor Participativo (PDP) no município.
Crepaldi informou ainda que “que o Juscimeira está recebendo o PDP, devido o impactado pela obra de instalação da Linha de Transmissão, que foi realizado pelas empresas Interligação Elétrica Madeira S.A. e Norte Brasil Transmissora de Energia S.A. no município”. Segundo Cassio “a criação do plano diretor é obrigatório para todos os municípios com potencial turísticos. Porém, é importante que todas as cidades tenham um plano diretor participativo. Isso é bom para que a cidade possa crescer de forma mais organizada”.
Em Juscimeira os trabalhos para elaboração do PDP tiveram o seu inicio no dia 04 de março, quando a equipe técnica da prefeitura municipal realizou uma reunião com a participação do corpo técnico e vários representantes da comunidade juscimeirense e prestou os esclarecimentos iniciais sobre “o que é o Plano Diretor”. O prefeito Chiquinho do Posto destacou a importância da elaboração do PDP em nosso município. Chiquinho afirmou ainda que a decisão sobre o futuro do município deve incluir a participação do poder público, mas é essencial também a participação direta da população e de suas associações em debates.
O Plano Diretor é um instrumento do Estatuto da Cidade, Lei Federal nº 10.257, de 10 de junho de 2001, que tem a finalidade de planejar o desenvolvimento dos municípios, estabelecendo diretrizes para a ocupação do território, identificando e analisando as características físicas, atividades predominantes, vocações, e potencialidades. A meta do Plano Diretor é construir uma cidade melhor com a cooperação de todos.

Publicado em 15/03/2013

Fonte: ASCOM/Juscimeira