Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / AMM E PARCEIROS DEBATEM ALTERNATIVAS PARA FOMENTAR RENDA DE PRODUTORES DE LEITE

AMM E PARCEIROS DEBATEM ALTERNATIVAS PARA FOMENTAR RENDA DE PRODUTORES DE LEITE

A Associação Mato-grossense dos Municípios vai intermediar a implantação do projeto de fomento à renda dos produtores de leite da região do Vale do São Lourenço, integrado pelas cidades de Juscimeira, Dom Aquino, Jaciara, Campo Verde e São Pedro da Cipa. A iniciativa visa a diminuição do êxodo rural e permanência dos produtores no campo. O assunto foi debatido na quinta-feira, 28, durante reunião na AMM. O objetivo foi buscar alternativas para fomentar a renda dos produtores da região. Duas propostas foram apresentadas: a cultura da fruticultura e a avicultura.

O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, disse que vai fortalecer o setor de desenvolvimento econômico para buscar alternativas visando fomentar as cadeias produtivas dos municípios. As ações serão baseadas em estudos já elaborados pela equipe técnica, que realizou levantamentos sobre os potenciais econômicos regionais. O setor deverá produzir projetos que visam a captação de recursos para investimento nos municípios.

A reunião na AMM contou com a participação do gerente de Desenvolvimento Econômico da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Hudson Saturnino dos Anjos, e técnicos do setor,o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Figueiredo Sá, o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Valdizete Nogueira, o gerente geral da Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira (COMAJUL), Helder Batista de Oliveira, o superintendente do Consórcio da Região Sul, Fernando Schroeter, e representando a Secretaria de Ciência e Tecnologia, Carlos Milhomen, além de técnicos das entidades.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Sá, disponibilizou os técnicos da Sedraf para auxiliar na implantação de uma das duas culturas e falou ainda sobre o trabalho da COMAJUL. “A secretaria vai disponibilizar técnicos e recursos para essa iniciativa da COMAJUL, que vem desenvolvendo um excelente trabalho há 35 anos. As entidades parceiras, inclusive a AMM, estão de parabéns pelo projeto”, afirmou.

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) é quem está responsável pela pesquisa e análise de viabilidade de custo e para a produção dessas culturas na região. De acordo com o presidente da Empaer, Valdizete Nogueira, a reunião teve um grande avanço na tomada de decisões. “Nós estamos empenhados em colocar em prática o projeto. Queremos fazer essa integração para posteriormente expandir para outros municípios de Mato Grosso”, assinalou.

O secretário adjunto da Sedraf, Juarez Fiel, disse que “a Empaer está comprometida com essa iniciativa e investindo em conhecimento para auxiliar a região”. Na produção de avicultura a proposta é que seja utilizado frango semicaipira. Já na produção de fruticultura existe a possibilidade de implantação de uma indústria de suco.

O gerente geral da Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira (COMAJUL), Helder Batista de Oliveira, disse que o intuito é criar uma nova atividade para o pequeno produtor. “Tivemos essa iniciativa para suprir a necessidade dos produtores. É uma renda às famílias. Nós conhecemos a realidade em que vivem, e foi pensando nisso que desenvolvemos essa ideia”, explicou. De acordo com o gerente da COMAJUL haverá uma nova reunião para discutir os detalhes da execução do projeto sem data definida.

Publicado em 06/06/2013

Fonte: ASCOM/Jusc & AMM