Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Base Do ICMS Valor Adicionado De Juscimeira Supera Todos Municipios Da Regiao Sul E Do Estado

Finanças


Base do ICMS, valor adicionado de Juscimeira supera todos municípios da região Sul e do estado

Créditos: Divulgação / Reprodução


O município de Juscimeira registrou variação de + 56% do seu valor adicionado, que serve para calcular o Indice de Participação do Município na cota de ICMS arrecadado pelo Estado de Mato Grosso; a cota é uma transferência corrente realizada pelo Estado aos municípios. O aumento do Valor Adicionado cooperou para o aumento do indice, a ser aplicado nos repasses que serão realizados a partir de 1º de janeiro de 2022. O que pode resultar no aumento de receita, com a cota de ICMS, estimado em 30%.

Segundo o secretário municipal de Finanças e Fazenda, José Júnior Alves, a cidade está colhendo os frutos de uma boa gestão fiscal e das ações constantes que o Poder Público vem promovendo em relação a acompanhamento e fiscalização.

“O valor adicionado municipal reflete o aumento da economia municipal; e Juscimeira apresenta variação, em 2021, de 56% em relação à apuração de 2020. O V.A. total do Estado apresenta variação de + 34% no mesmo período”, destaca o secretário.

Júnior explica que a análise da evolução da economia, por setor,  permite visualizar que o valor apurado em 2021 do Agropecuário  apresenta variação de +83% em relação ao valor adicionado apurado em 2020. Já no setor Comércio e Indústria apresenta variação de +39%, em 2021, em relação à apuração realizada em 2020.

“Na análise do valor adicionado do nosso município permite entender que: 47% da atividade econômica estão no setor Comércio e Indústria (com predominância das PCH’s); 46 no setor Agropecuário; e 7% da atividade econômica municipal estão no setor de Prestação de Serviços, que compreende a telefonia, a energia e serviços de transporte”, frisa Júnior.

O prefeito Moisés dos santos destaca que esse aumento é muito importante para toda a população juscimeirense, uma notícia muito positiva para o município, entre tantas outras que dos últimos anos.

“O reflexo disso estará na continuação das inúmeras obras de infraestrutura em execução, bem como investimentos nos setores da Saúde, Educação, Social, Agricultura, Esporte e Lazer”, frisa o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, com o aumento da economia municipal permite também o aumento do indice de participação, em cota estadual de ICMS, em +3,2%. Aumento que resultará em aumento da receita (com ICMS) de 30% -em 2022 – em comparação à mesma receita estimada para 2021.

 

 


Publicado em 22/10/2021

Fonte: Assessoria de Imprensa


Últimas Notícias

Política de Privacidade      Política de Cookies

2024 © Prefeitura Municipal de Juscimeira - Mato Grosso - CEP: 78810-000