Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / DAE Doara Hidrometros A Todas Unidades Consumidoras No Municipio

DAE doará hidrômetros a todas unidades consumidoras no município

Como se não bastasse serem abastecidos com água quase 100% mineral, todas residências e comércios de Juscimeira serão contemplados com a doação e instalação de mostradores de hidrômetros, tanto nas localidades do perímetro urbano quanto na zona rural e distritos. A ação é da Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE).

Segundo o diretor do departamento, Carlielson Firmino de Moura, a princípio serão instalados 2.624 unidades de hidrômetros em casas e comércios da área central e dos Bairros Xavier, Beira Rio, Cajus 1 e 2, Boa Esperança, Vila Pardo e distritos de Santa Elvira e São Lourenço de Fátima.

- A doação do equipamento será feita perante a assinatura do Termo de Uso e Responsabilidade.E ao ser instalado, o mostrador estará calibrado e em perfeitas condições de uso. Cada cidadão deverá cuidar pela conservação do aparelho, os lacres deverão estar sempre mantidos intactos, explica o diretor.

Por norma, todos os hidrômetros comprados pela administração municipal são aprovados e verificados pelo órgão fiscalizador, INMETRO. No demonstrativo deles deve estar visíveis os indicadores de metros cúbicos, de litros e total de consumo.

QUALIDADE MANANCIAL

O recurso natural mais precisos do município de Juscimeira sem dúvida é a água, considerada a segunda maior estância de águas termais medicinais do Centro-Oeste brasileiro. Em todas as casas do município, a água chega com a classificação 97% mineral e temperatura na saída da vazão de 42°. Carlielson informa que é aplicada uma quantidade mínima de cloro apenas para garantir a qualidade total da água, pois durante o percurso pode ocorrer alguma interferência referente ao encanamento da rede.

ESTRUTURA DO DAE

De acordo com o diretor, os dois poços de captação tem a capacidade para abastecer toda a demanda do município. O situado na sede do DAE tem a vazão de água de 100 m³/hora. Já o segundo, que está localizado na região do Sitio do Vovô jorra 24 m³/h -Breve entregaremos a comunidade outro poço de captação de água na região do Bairro Cajus 2. Além de toda esta estrutura, o DAE está equipado com bombas reservas em cada unidade de abastecimento, em caso de problemas e manutenção a população não será afetada.

Publicado em 17/06/2014

Fonte: Ascom/Juscimeira