Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Cerca 15 Milhao Deverao Ser Destinados Para Reconstrucao De Pontes Afetadas Por Chuvas Em Juscimeir

Infraestrutura

Cerca 1,5 milhão deverão ser destinados para reconstrução de pontes afetadas por chuvas em Juscimeir

A Defesa Civil do Estado de Mato Grosso durante dois dias esteve visitando algumas localidades em Juscimeira para elaborar o plano de trabalho e relatório de diagnóstico dos desastres ocasionados por intensas chuvas. As visitas “in loco” foram acompanhadas pela equipe da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Obras , de Planejamento e chefia de gabinete, nos dias 24, 25 e 26 de junho.

“A Defesa Civil do Estado está aqui para auxiliar a coordenadoria municipal da Defesa Civil na situação das chuvas que aconteceram do dia 12 a 14 de abril e causaram transtornos tanto na zona rural quanto urbana, fazendo o levantamento para sabermos o valor do estrago e quanto será necessário para reconstruir as três pontes afetadas, sendo duas na MT 480, onde uma delas faz divisa com Rondonópolis. Já a terceira ponte é sobre o Rio Prata, a qual está na divisa com o município de Jaciara”, explicou o assistente técnico da Defesa Civil, Benedito Araújo.

Na primeira etapa, através de um minucioso trabalho, realizado pela coordenação municipal e equipe da Prefeitura, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil acatou a reivindicação e decretou situação de emergência e das cinco metas foram acatadas três delas, sendo elas: Reconstrução da Ponte de Concreto sobre o Rio Areia no assentamento Geraldo Pereira de Andrade com 5 metros de largura por 60 de extensão. A segunda meta é a Reconstrução de Ponte em Concreto sobre o Córrego do Jairão no Assentamento Santo Expedito com 5 metros de largura por 12 de comprimento. E a terceira meta aprovada pela Defesa Civil foi a Reconstrução de Ponte em concreto sobre o Rio Tugore, que está localizada no Distrito de Fátima do São Lourenço, a qual faz divisa com o município de Rondonópolis, a qual terá 5 metros de largura por 40 metros de comprimento.

O prefeito Moisés dos Santos disse que após um trabalho detalhado com laudos, visitas in loco foi possível encaminhar todas as documentações solicitadas para solicitar a decretação de situação de emergências, conseqüência das fortes e intensas chuvas de janeiro e abril, as quais ocasionaram grandes transtornos e prejuízos para a população ribeirinha e zona rural do município.

“Além de fazer todo o relatório, também estive pessoalmente em Brasília onde o deputado federal Valtenir Pereira nos auxiliou ajudando na cobrança da ajuda para melhorar as condições de localidades afetadas. Para o primeiro decreto, a Secretaria Nacional da Defesa Civil aprovou a liberação dos recursos no valor de R$ 1.468.872,00 para essas três obras. Já nesta segunda avaliação, referente as chuvas de abril, estamos preparando o relatório para protocolar novamente. Nosso município tem mais de 120 pontes, sendo impossível conseguirmos restaurar todas apenas com a arrecadação do município e esse apoio vai ajudar e muito”, concluiu o prefeito.

Publicado em 01/07/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ