Infraestrutura


Cerca 1,5 milhão deverão ser destinados para reconstrução de pontes afetadas por chuvas em Juscimeir

A Defesa Civil do Estado de Mato Grosso durante dois dias esteve visitando algumas localidades em Juscimeira para elaborar o plano de trabalho e relatório de diagnóstico dos desastres ocasionados por intensas chuvas. As visitas “in loco” foram acompanhadas pela equipe da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Obras , de Planejamento e chefia de gabinete, nos dias 24, 25 e 26 de junho.

“A Defesa Civil do Estado está aqui para auxiliar a coordenadoria municipal da Defesa Civil na situação das chuvas que aconteceram do dia 12 a 14 de abril e causaram transtornos tanto na zona rural quanto urbana, fazendo o levantamento para sabermos o valor do estrago e quanto será necessário para reconstruir as três pontes afetadas, sendo duas na MT 480, onde uma delas faz divisa com Rondonópolis. Já a terceira ponte é sobre o Rio Prata, a qual está na divisa com o município de Jaciara”, explicou o assistente técnico da Defesa Civil, Benedito Araújo.

Na primeira etapa, através de um minucioso trabalho, realizado pela coordenação municipal e equipe da Prefeitura, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil acatou a reivindicação e decretou situação de emergência e das cinco metas foram acatadas três delas, sendo elas: Reconstrução da Ponte de Concreto sobre o Rio Areia no assentamento Geraldo Pereira de Andrade com 5 metros de largura por 60 de extensão. A segunda meta é a Reconstrução de Ponte em Concreto sobre o Córrego do Jairão no Assentamento Santo Expedito com 5 metros de largura por 12 de comprimento. E a terceira meta aprovada pela Defesa Civil foi a Reconstrução de Ponte em concreto sobre o Rio Tugore, que está localizada no Distrito de Fátima do São Lourenço, a qual faz divisa com o município de Rondonópolis, a qual terá 5 metros de largura por 40 metros de comprimento.

O prefeito Moisés dos Santos disse que após um trabalho detalhado com laudos, visitas in loco foi possível encaminhar todas as documentações solicitadas para solicitar a decretação de situação de emergências, conseqüência das fortes e intensas chuvas de janeiro e abril, as quais ocasionaram grandes transtornos e prejuízos para a população ribeirinha e zona rural do município.

“Além de fazer todo o relatório, também estive pessoalmente em Brasília onde o deputado federal Valtenir Pereira nos auxiliou ajudando na cobrança da ajuda para melhorar as condições de localidades afetadas. Para o primeiro decreto, a Secretaria Nacional da Defesa Civil aprovou a liberação dos recursos no valor de R$ 1.468.872,00 para essas três obras. Já nesta segunda avaliação, referente as chuvas de abril, estamos preparando o relatório para protocolar novamente. Nosso município tem mais de 120 pontes, sendo impossível conseguirmos restaurar todas apenas com a arrecadação do município e esse apoio vai ajudar e muito”, concluiu o prefeito.

 


Publicado em 01/07/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ


Últimas Notícias

2019 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Juscimeira - Mato Grosso - CEP: 78810-000