Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Conselho Municipal De Saude Realiza Reuniao Extraordinaria Para Discutir Pautas Do Setor

Saúde

Conselho Municipal de Saúde realiza reunião extraordinária para discutir pautas do setor

Créditos: Márcio Fidélis

O Conselho Municipal de Saúde de Juscimeira realizou na manhã desta terça-feira (04) uma reunião extraordinária para discutir pautas e ações do setor. O encontro aconteceu na sala de reunião da Secretaria Municipal de Saúde com a presença dos conselheiros.

Segundo a secretária de Saúde, Katty Daisy de Araújo Lima, essa é a primeira reunião com os conselheiros após ela assumir a pasta, onde foram abordados pautas com os seguintes temas: Apreciação e aprovação do Relatório de Gestão do Ano de 2014; contratações de um bioquímico para o Laboratório Municipal e um médico para atuar no Programa Saúde da Família Central (PSF 1).

“Na oportunidade também esclarecemos a questão do Raio X, o qual antes estava sendo feito apenas em casos de urgência e emergência no Hospital Municipal de Jaciara descumprindo o acordo feito com aquela instituição. Com a reivindicação ao gestor de Saúde daquele município, os atendimentos já normalizaram e todas as solicitações encaminhadas serão atendidas”, destaca a secretária.

A Farmácia Básica, que agora está centralizada na sede da secretaria de Saúde, também foi pauta da reunião. Este encontro deve ser o último com os atuais conselheiros. No próximo encontro do organismo deverá estar presente a renovação do Conselho, com seus novos membros que devem ser indicados por entidades locais.

O que faz o Conselho?

Dentre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a participação ou controle social a saúde destaca-se como de grande importância, pois é a garantia de que a população participará do processo de formulação e controle das políticas de saúde.

O conselho Municipal de Saúde é um organismo colegiado de caráter deliberativo e permanente, composto por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários, sendo que a representação dos usuários se da de forma paritária em relação aos demais segmentos.

Segundo a Lei Federal 8.142/90, o Conselho de Saúde é um instrumento de participação dos segmentos da comunidade na gerência do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, acompanhando e fiscalizando os recursos do Fundo de Saúde.

Publicado em 04/08/2015

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ

Clique na Imagem para Ampliar!