Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Juscimeira Tem Classificacao Medio Risco Quanto A Proliferacao Do Mosquito Da Dengue Diz LIRAa

Saúde

Juscimeira tem classificação ‘Médio Risco’ quanto a proliferação do mosquito da Dengue, diz LIRAa

Créditos: SMS/Juscimeira

O combate ao Aedes Aegypti é uma obrigação tanto do Poder Público quanto dos cidadãos, sendo que o mosquito é responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. Em Juscimeira, segundo dados levantados pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Ambiental e Agentes de Combate a Endemias, entre os dias 6 e 8 de novembro, a classificação é de ‘Médio Risco’, com o índice geral de 1.6%.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Nassin Farah, o Levantamento de Indice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) foi realizado em todos os bairros da area urbana e nos distritos: Fátima de São Lourenço, Santa Elvira, Placa de Santo Antonio e Irenópolis.

“O objetivo do LIRAaa é identificar as áreas da cidade com mais proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. O detalhamento do levantamento por bairro tem o objetivo de dar a dimensão real sobre a incidência do Aedes aegypti para cada cidadão de Juscimeira e Distritos”, explica Nassin.

No total foram inspecionados 485 imóveis. Em relação aos depósitos predominantes foram encontrados focos em: depósitos de armazenamento de água nível do solo (tambores, caixas d’águas, baldes, potes etc.), pneus e lixos diversos (sacolas plásticas, copos descartáveis, latas etc.)

Das 11 localidades visitadas pela equipe do LIRAa, apenas duas foram consideradas de ‘Alto Risco’: No bairro Cajus de 59 imóveis verificados foram detectados três focos. E outros dois no Distrito de Fátima de São Lourenço. Sete localidades foram consideradas de ‘Baixo Risco’ (Águas Claras, Vila Xavier, Cajus I, Caixa D’Água, Placa Santo Antônio e Irenópolis. E outras duas regiões classificadas ‘Médio Risco’ (Boa Esperança e Santa Elvira).

A equipe da Vigilância Ambiental pede para que a população continue atenta quanto as medidas de controle ao mosquito, evitando deixar água parada. O foco do mosquito pode estar em sua casa. Faça sua parte, cinco minutos para verificar salvam vidas.

Publicado em 11/11/2017

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMDA