Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Juscimeira Esta Livre Do Vetor Que Transmite Leishmaniose Visceral

Juscimeira está livre do vetor que transmite leishmaniose visceral

Mais uma meta alcançada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da equipe da Vigilância Ambiental de Juscimeira com a coleta de 150 amostras para identificação e triagem de Leishmaniose em cães. A ação preventiva aconteceu em todos os bairros, distritos e assentamentos que pertencem ao município.

Segundo o secretário de Saúde, Nassin Farah, nesse ano também foi realizado no início de setembro um Levantamento Entomológico em parceria com o Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis e equipe da Vig. Ambiental (ACE) no intuito de verificarem a presença do mosquito transmissor da Leishmaniose Visceral, o qual uma vez acometida em humanos podem ocasionar a morte.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Francisco Valdelino Correia, conta que conforme resultados dos flebótomos (mosquitos transmissores) capturados no município, foi encontrado a espécie Lutzomyia Whitmani, que é o vetor da Leishmaniose Tegumentar Americana, o que causa lesões cutaneas na pele de homens e cães.

“Essa doença pode ser evitada, basta cada cidadão cuidar de seus quintais, com limpeza periódica, sem acumulo de matéria orgânica, lixo e criação de galinhas. Aqui no município não foi encontrado a presença de vetor da leishmaniose visceral, no entanto foi encontrado a outra espécie”, conclui o coordenador

Publicado em 05/12/2017

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMJ

Clique na Imagem para Ampliar!