Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Propostas Da 8 Conferencia Municipal De Saude De Juscimeira Serao Apresentadas Na Esfera Estadual

Saúde

Propostas da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Juscimeira serão apresentadas na esfera estadual

Quase 100 pessoas participaram da 8ª Conferência Municipal de Saúde, entre elas representantes de segmentos da sociedade para debater a situação da saúde e propor diretrizes para serem apresentadas na esfera estadual. O evento foi realizado pela Prefeitura de Juscimeira por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, nesta quarta-feira (15/05), na Escola Estadual Campos Sales.

De acordo com o secretário de Saúde, Nassin Farah, os temas foram abordados de acordo com a realidade atual da situação da saúde pública municipal, regional, estadual e nacional e conforme rege o documento orientador da 16ª Conferência Nacional de Saúde, na qual houve uma expressiva participação dos integrantes dos grupos em relação ao dialogo acerca dos temas apresentados.

Antes dos trabalhos em grupos, os participantes foram contemplados com cinco palestras ministradas por profissionais renomados. A médica Amanda Santana Araújo, da Unidade Básica de Saúde, abordou o tema central da Conferência “Democracia e Saúde”.  Ricardo Venero Soares ministrou a Palestra do IV Eixo Temático – “Financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde (SUS)”. Já a professora Marildes Ferreira realizou a palestra do III Eixo Temático “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde”.  E Patrícia Malheiros apresentou o Eixo Temático I “Saúde como Direito”. E a ultima palestra foi ministrada por Katllin Cristina de Oliveira Fernandes, que abordou o Eixo Temático II – Saúde Mental no SUS.

Dando continuidade aos trabalhos, foram divididos os grupos em quatro eixos, conforme os números descritos nos crachás, onde discutiram e elaboraram as propostas a nível municipal, estadual e federal, as quais foram apresentadas posteriormente em plenária.

Em seguida, as propostas foram apresentadas e votadas na Plenária Final da Conferência. E, para subsidiar nas aprovações e deliberações das propostas da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Juscimeira-MT, contou com a participação do segmento:  usuários,  representantes Trabalhadores do SUS, representantes do governo/ prestadores de serviço do município.

+ FOTOS AQUI !

A eleição dos delegados com as representações titulares e suplentes dos segmentos de usuários (50%), de trabalhadores de saúde (25%), e de gestores/prestadores (25%), para representar o município de Juscimeira-MT na IX Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso em Cuiabá-MT , que acontecerá no período de 03 a 05 de julho de 2019.

Os delegados eleitos foram: Representantes titulares do Segmentos Usuários são Luiz Gustavo Amorim Correa e Diva Maria dos Santos, e suplentes Cleide Maria da Silva Santos e Odirene Magna França Rezende.  Os titulares que Representantes dos Trabalhadores de Saúde são Joelma Rodrigues de Aguiar e sua suplente Bruna Rafaela Silva Dimera. E representantes Governo / Prestadores deserviço Cleunice Moreira dos santos e suplente Ivânia Almeida Silva.

Os suplentes substituirão os titulares em caso de impossibilidade de participação dos mesmos na Etapa Estadual, devendo essa substituição seguir normas da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de saúde.

Publicado em 17/05/2019