Saúde


Nasf está com inscrições abertas até o dia 12 para pessoas que queiram parar de fumar em Juscimeira

Começou nesta segunda-feira (1º de julho) e seguirá até o dia 12, as inscrições para o Grupo “Vida Sim, Cigarro Não”, em todas as Unidades de Saúde de Juscimeira. O objetivo é ajudar aos dependentes do tabaco a deixar o mau hábito, o qual mata mais de 7 milhões de pessoas por ano no mundo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a maior causa isolada e evitável de morbimortalidade precoce em todo o mundo, o hábito de fumar gera dependência física, psicológica e comportamental. O consumo do tabaco está associado a 30% das mortes por câncer, sendo mais de 90% deles de pulmão, 25% dos casos de infarto agudo do miocárdio e quase metade dos derrames cerebrais.

Já os números do Instituto Nacional de Câncer (Inca), apontam que no Brasil 428 pessoas morrem por dia por causa do tabagismo. Conforme dados do Inca, 12,6% de todas as mortes registradas no país são atribuíveis ao tabaco. Ao todo, 156.216 mortes poderiam ser evitadas todos os anos caso o uso do tabaco fosse eliminado.

A psicóloga Edineia Paula, ressalta que é pensando na qualidade de vida dos juscimeirenses, que o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) tem o foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde, enxergado o grupo de apoio como uma forma de intervenção, intensificando as políticas contra o uso do cigarro, para mostrar aos que já são usuários e aos que venham a se interessar pelo uso do tabaco, que esse só terá malefícios a sua saúde e a dos demais que estão ao seu redor.

OBJETIVO

O grupo “Vida sim, cigarro não” tem a finalidade de ajudar os participantes a deixar de fumar, fornecendo-lhes as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido, através de uma abordagem ativa e pragmática, incentivando-os a aplicar o que aprendem com o grupo em vários aspectos de sua vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Mobilizar a população sobre os agravos do tabagismo;

Diminuir o número de fumantes, consequentemente diminuir os números relacionados à morbimortalidade causada pelo uso do tabaco;

Promover apoio psicológico, nutricional e medicamentoso aos usuários com o suporte multidisciplinar com o acompanhamento das profissionais, psicóloga Edineia Paula e nutricionista  Juliana R. Salvador da Cunha.
 


Publicado em 01/07/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ


Últimas Notícias

2019 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Juscimeira - Mato Grosso - CEP: 78810-000