Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Participantes De Grupo Anti Tabagismo Vencem Desafios Em Juscimeira Alguns Ja Deixaram O Habito

Saúde

Participantes de grupo anti-tabagismo vencem desafios em Juscimeira; alguns já deixaram o hábito

O Grupo “Vida Sim, Cigarro Não” completou um mês e já temos usuários que conseguiram deixar o hábito de fumar, outros diminuíram de duas carteiras por dia para apenas três cigarros. O grupo é ofertado pela Prefeitura de Juscimeira por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Nassin Farah, o grupo tem a finalidade de ajudar os participantes a deixar de fumar, fornecendo-lhes as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços, através de uma abordagem ativa e pragmática, incentivando-os a aplicar o que aprendem com o grupo em vários aspectos de sua vida.

“Continuamos o tratamento com muita motivação, apoiando uns aos outros em busca de resultados positivos. Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida! A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Quanto mais cedo parar menor será o risco de adoecer”, ressaltou.

As profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde (Nasf), psicóloga Edineia Paula e nutricionista Juliana R. Salvador da Cunha, auxiliam na promoção do apoio psicológico, nutricional e medicamentoso aos usuários com o suporte multidisciplinar e acompanhamento da evolução do tratamento.

Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

* Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
* Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
* Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
* Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
* Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
* Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
* Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
* Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual aos das pessoas que nunca fumaram.

Publicado em 21/08/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ