Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Vacinacao Contra O Sarampo Podera Ser Feita Ate O Dia 30 Em Juscimeira Confira O Grupo Prioritario

Saúde

Vacinação contra o sarampo poderá ser feita até o dia 30 em Juscimeira; confira o grupo prioritário

Em todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) em Juscimeira, a Secretaria Municipal de Saúde está com vacinação nos horários das 7 às 11 e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O Dia “D” da Campanha Nacional contra o Sarampo será no sábado, 30 de novembro, a partir das 7 horas da manhã.

O grupo prioritário que deve procurar uma unidade é: crianças de 6 a 11 meses,  a dose  é única. Já crianças de 5 a 10 anos e de 20 a 29 anos, profissionais da saúde e puerpera, devem ter duas ou mais doses registradas no cartão de vacina. E pessoas que não tiver o comprovante de vacina ou não sabem se já foi imunizado deverão tomar duas doses com o intervalo de 30 dias.

Dados Nacional

Conforme dados do Ministérios da Saúde, de janeiro deste ano até outubro, foram confirmados 10.429 casos de sarampo no Brasil. A maioria em municípios do Estado de São Paulo, mas a transmissão encontra-se ativa. Para proteger a população, interromper a circulação do vírus e garantir a proteção para novos casos da doença, uma força-tarefa foi montada para que os pais levem os filhos aos postos de saúde para receber a dose da vacina.

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações graves e óbitos. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar. O comportamento endêmico/epidêmico do sarampo varia de um local para outro e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, bem como da circulação do vírus na área.

Publicado em 22/11/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ