Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Terceira Etapa De Vacinacao Contra A Gripe Esta Disponivel Em Juscimeira

Terceira etapa de vacinação contra a gripe está disponível em Juscimeira

A terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será iniciada hoje (11), em todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Juscimeira, munidos de cartão de vacina e documento que comprove a função.  A vacinação também ajuda a diferenciar entre gripe e a Covid-19.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Nassin Farah, a terceira etapa está dividida em duas etapas, sendo que a primeira vai até 17 de maio e tem como público-alvo como: pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes; e mães no pós-parto até 45 dias.  Já na segunda etapa, que começa no dia 18 de maio e seguirá até 5 de junho, serão incluídos professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade.

“A exemplo das demais das 1ª e 2º fase, a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos. Na fase anterior, a imunização foi destinada aos povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional”, relatou Nassin.

A vacina da gripe ainda ajuda, indiretamente, no enfrentamento ao coronavírus. Não é que ela evite a Covid-19, mas  ao impedir o ataque do influenza, a injeção evita uma eventual infecção dupla de gripe e sars-Cov-2, o que sobrecarregaria o sistema respiratório da pessoa.

“Caso o cidadão recebeu a dose da vacina contra gripe e apresenta sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o influenza que os está causando. Quanto mais gente vacinada, menor o número de pessoas indo parar no hospital por causa da gripe. E isso ajuda o sistema público a reservar os leitos para a demanda extra de internações decorrentes do coronavírus”, concluiu o secretário.

Publicado em 11/05/2020

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ

Clique na Imagem para Ampliar!