Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Prefeitura Disponibiliza Servico De Teleconsulta Com Medicos Da Atencao Basica Em Juscimeira

Saúde

Prefeitura disponibiliza serviço de “teleconsulta” com médicos da Atenção Básica em Juscimeira

A Prefeitura de Juscimeira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, coloca a disposição da população um canal direto para os pacientes que apresentam sinais e sintomas da Covid-19 ou aqueles que estão em isolamento domiciliar. Com o “Tele Ligados”, o cidadão faz uma ligação no telefone (66) 3412 1062 e um médico da Rede Assistencial Básica de Juscimeira faz a teleconsulta. O horário é atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.

O secretário municipal de Saúde, Nassin Farah, destaca que apesar do isolamento social, as pessoas continuam necessitando de ajuda e acompanhamento médico, para serem diagnosticadas ou para manterem seus tratamentos, portanto a “telemedicina” é uma forma mais segura e eficaz, mitigando o risco de se expor ao vírus.

“As teleconsultas vão servir como ferramenta para avaliação dos casos suspeitos e orientação do diagnóstico e tratamento do paciente, minimizando o risco de transmissão da doença, onde um profissional médico fica a disposição da população para condutas orientativas e manejos clínicos não só de casos de COVID 19, como também de comorbidades que precisam de acompanhamento”, explicou o secretário.

Já o prefeito Moisés dos Santos garante que o serviço não exclui o atendimento presencial, que estará acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde e Hospital Municipal, sendo esse mais um dispositivo oferecido a população como método de prevenção e cuidado que servirá de suporte e alternativa de acesso a saúde pública municipal.

“O nosso objetivo com mais esse serviço é melhorar o atendimento na Saúde e a segurança dos pacientes através de teleconsultas médicas, mediante o atendimento pré-clínico, suporte assistencial técnico, monitoramento, orientação, exercidos diretamente entre médico e o paciente, via ligação telefônica, garantindo a integralidade, segurança e sigilo das informações”, relata o prefeito.

Para começar a usufruir do serviço “Tele Ligados”, o paciente precisa estar de posse dos documentos pessoais, cartão SUS e endereço, ao fazer a ligação no telefone fixo (66 )3412 1062 e solicitar a telefonista a teleconsulta médica.

Nassin explica que são ofertadas duas modalidades de teleconsulta durante a pandemia de Covid-19: Teleorientação – encaminhamento de pacientes em isolamento, e  elemonitoramento, que possibilita que, sob supervisão ou orientações médicas, sejam monitorados a distância parâmetros de saúde e/ou doença.  “Ao fazer uma ligação ao canal, os usuários serão encaminhados para o teleatendimento pré-clínico com profissionais médicos de saúde”, concluiu o secretário.

Publicado em 06/07/2020