Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Abatedouro Com Capacidade Para Produzir Mil Pescados Diarios E Inaugurado Em Juscimeira

Agricultura e Meio Ambiente

Abatedouro com capacidade para produzir mil pescados diários é inaugurado em Juscimeira

Mais uma empresa começa a operar com geração de renda e emprego no município de Juscimeira. O abatedouro de pescado Lírio do Vale foi inaugurado nesta sexta-feira (20), o qual está localizado na estrada das Pombas, apenas dois quilômetros distantes do asfalto.

O proprietário do abatedouro, Valter Rodrigues de Almeida, disse que foram investidos cerca de R$ 180 mil reais com recursos próprios no espaço, onde serão gerados cerca de 10 empregos diretos e vários indiretos.

“O abatedouro tem a capacidade para produzir até 1.000 kg de pescado diariamente dentro de todas as normas exigidas pelo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M). O produto, a princípio será comercializados na região do Vale do São Lourenço e futuramente para todo o Estado de Mato Grosso”, explicou o proprietário.

O médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Carlos Eduardo Vasconcelos, que é responsável pelo S.I.M, disse que uma etapa importante já foi concluída e o próximo passo será a aquisição do Susaf, que é o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar e de Pequeno Porte (Susaf), que garante e autoriza a venda do produto com S.I.M para todo o estado.

“O produtor de posse da certificação municipal, pode solicitar à prefeitura que formalize seu pedido para adesão junto à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), responsável pelo Susaf. O produtor receberá um selo certificando a procedência dos produtos e a adesão ao sistema, ficando assim autorizado a comercializar em todo o Estado, e não apenas em seu município como é hoje”, explicou o veterinário.

O prefeito Moisés dos Santos, que esteve na inauguração acompanhado do secretário de Agricultura Paulo Eduardo Macedo, demais servidores da administração e vereadores, destacou a grande conquista para o município.

“Com esse empreendimento a cadeia produtiva da piscicultura será fortalecida no nosso município. Mas isso é apenas o começo, com a regulamentação da lei do Susaf-MT será o fim das barreiras comerciais imposta aos produtores, e a abertura de um novo e amplo mercado consumidor.

O pescado que será abatido no Lírio do Vale é tambatinga, espécie de corpo redondo e comprimido, apresenta peso acima de 2 quilos, com o ventre de coloração levemente amarelada. Possui escamas e coloração clara.

No abatedouro, segundo informou Valter, serão três opções de pescados, sendo eles limpo e com espinha, limpo e sem espinha e cortado em ventrecha.

Os comerciantes que queiram adquirir o produto de qualidade devem no local ou entrar em contato através dos telefones: (66) 99717-0043 ou 99989-8904.

Publicado em 23/09/2019