Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Prefeitura E Defesa Civil Ofertam Curso De Voluntarios Para Atuar Em Caso De Desastres

Agricultura e Meio Ambiente

Prefeitura e Defesa Civil ofertam curso de voluntários para atuar em caso de desastres

Créditos: GCOM - JOÃO PEDRO

A Prefeitura de Juscimeira e Secretaria-adjunta de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso oferecem capacitação para voluntários que  atuarão na prevenção e durante desastres que possam ocorrer no município. A inscrição pode ser feita online [ AQUI ] ou na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – localizada na Praça Matriz. Das 7 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

De acordo com a coordenadora municipal de Defesa Civil, Camilla Dias, o voluntário em proteção e Defesa Civil auxiliará a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução de áreas afetadas por desastres.

“Durante a capacitação os voluntários receberão informações sobre Ações de Defesa Civil, Noções de Combate à Incêndio, Noções de Atendimento PréHospitalar, Abrigos Temporários e Serviço Voluntário”.

O Curso de Voluntário em Proteção e Defesa Civil é destinado a cidadãos com idade acima de 18 anos. A carga horária de 20h com certificação pela Defesa Civil Estadual, sendo 10h na modalidade presencial e 10h na modalidade EAD.

Conteúdo do Curso

Noções de Combate à Incêndio: Fogo e Teoria do Fogo, Triângulo do Fogo, Extintores de Incêndio, Agentes Extintores, Classificação e Métodos de Extinção e Exercícios Práticos de Combate à Incêndio.

Atendimento Pré-Hospitalar: Manobra de Heimlich, Parada Respiratória e Cardiorrespiratória, Reanimação Cardiopulmonar - RCP, Emergência Clínica, Procedimento no local do Acidente, Sinais Vitais, Crise Convulsiva, Corpos Estranhos e Exercícios Práticos.

Abrigos temporários: Conceitos de Abrigos Temporários, Tipos de Abrigos Temporários, Planejamento de Abrigos Temporários e Exercício Prático de montagem de Abrigo Temporário.

Serviço Voluntário: Legislação aplicada ao serviço voluntario, Missão e Visão do serviço Voluntário, Relacionamento Interpessoal e cronograma do Curso de Voluntário.

Publicado em 22/03/2022

Fonte: Ascom Juscimeira