Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Juscimeira Apresenta Projeto De Recuperacao De Nascentes Durante Encontro Nacional Em Foz Do Iguacu

Agricultura e Meio Ambiente

Juscimeira apresenta projeto de recuperação de nascentes durante encontro nacional em Foz do Iguaçu

O Comite da Bacia Hidrográfica São Lourenço apresentou o trabalho de recuperação de nascentes do Córrego Águas Claras durante o 24º Encontro Nacional de Comitês de Bacias (ENCOB 2022), realizado entre os dias 22 e 26 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). O ENCOB contou com patrocínio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Eduardo Vasconcelos Ribeiro, que faz parte do Comitê Hidrográfico da Bacia do São Lourenço, destacou a importância do evento, o qual contou com representantes do setor agrícola de comitês de bacias hidrográficas de Mato Grosso e de outros estados.

“Com outros membros do comitê, participamos de uma extensa programação durante os cinco dias, onde tivemos mesas redondas, oficinas e apresentações que reforçam a temática sobre a eficiência da agricultura brasileira em relação à gestão e uso dos recursos hídricos, com destaque para a Irrigação”.

O Encob 2022 teve a temática central ‘Gestão das águas uma responsabilidade de todos’, o qual contemplou outras pautas principais como: A gestão de recursos hídricos e mudanças climáticas, Pagamento por serviços ambientais, Mediação de conflitos e a implementação da cobrança sobre o uso da água.

Do Comitê da Bacia do São Lourenço, também estiveram presentes o presidente e representante da ARPA Higor Hoffmann, representante SEMA Regina Carnevalli, ABEAG - Milly Siqueira , SEMMA Rondonópolis Reginaldo e SAMA Juscimeira Carlos Eduardo V. Ribeiro.

Os comitês de bacias hidrográficas são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e estão previstos na Constituição Federal desde 1988. A sua composição diversificada e democrática contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.

Publicado em 31/08/2022

Fonte: Ascom Juscimeira