Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Prefeitura E Marinha Do Brasil Firmam Parceria Para Capacitar E Regularizar Setor Nautico Em Juscime

Turismo

Prefeitura e Marinha do Brasil firmam parceria para capacitar e regularizar setor náutico

Oficiais da Marinha do Brasil, lotados na Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT) reuniram-se com representantes do município de Juscimeira para tratar de diversos assuntos, entre eles a segurança e fiscalização no Lago São Lourenço. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (03/05), na Prefeitura Municipal.

O Comandante da Capitania dos Portos de Cuiabá, Capitão Fajard, relatou que com a visita pretende fazer a divulgação dos três pilares da capitania, que são: a salvaguarda da vida humana, a segurança do tráfego aquaviário e a prevenção da poluição nos rios.

“Estamos aqui para divulgar nosso trabalho da Marinha do Brasil, que oferece também alguns cursos de formação. A gente deseja regularizar todas as pessoas que vivem na irregularidade não só por falta de ações dela, mas também pela infraestrutura e a distância da Capital. Se nós conseguirmos divulgar isso, estaremos cumprindo bem nosso papel da marinha”, acrescentou o capitão.

Farjard ressaltou a importância da atuação da Marinha em função do crescimento das práticas aquáticas no município. Ele disse que, fez no inicio deste ano, um reconhecimento em toda a extensão do lago de Juscimeira e viu de perto o potencial turístico da região pela quantidade de embarcações, motos aquáticas e freqüentadores.

“A tendência é que isso cada vez aumente mais e nossa presença aqui é justamente para dar a segurança aos freqüentadores, para aquelas pessoas que usam a beira do lago possa estar mais tranqüilas . Com a regularização através da formação, permitimos que as pessoas tenham a visão de segurança. O que nós queremos é que a diversão ocorra de forma segura”.

O capitão destacou infrações que devem ser evitadas como o excesso de passageiros na embarcação, colocar menores para pilotar moto aquática ou lancha, o não uso de coletes salva-vida. Tudo que coloca em risco a vida não só do condutor como de todos aqueles que estão usando o lago para se divertirem com suas famílias.

O prefeito Moisés dos Santos, que algum tempo já vem articulando essa parceria, agradeceu a primeira visita oficial da Marinha com o Executivo e destacou a importância das futuras formações que serão ofertadas aos munícipes que utilizam meios aquáticos tanto para trabalho quanto para lazer e diversão.

“O Lago São Lourenço recebe um grande volume de turistas tanto do município como de várias cidades circunvizinhas e de outros estados e por isso a necessidade de uma fiscalização mais atuante. A marinha já começou a notificar embarcações e tripulantes infratores. A prefeitura buscou essa parceria para que a gente possa estar levando orientação e preparando nossa população através de cursos na área. Respeitar as normas de segurança evita acidentes e proporciona segurança para os freqüentadores do espaço”, concluiu o prefeito.

Publicado em 04/05/2021