Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Complexo Cachoeira Do Prata Pode Se Transformar Em Parque Estadual Ou Municipal

Complexo Cachoeira do Prata pode se transformar em Parque Estadual ou Municipal

O Complexo Cachoeira do Prata localizado no município de Juscimeira, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual poderá se tornar um Parque Estadual ou Municipal. Para isso, equipes de técnicos do Governo de Mato Grosso, da Prefeitura de Juscimeira e Câmara de Vereadores, estiveram no local realizando uma vistoria para dar celeridade a iniciativa.

O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Adilson Novaki, acompanhou a inspeção e explicou que a vistoria foi solicitada em meados de 2020 a pedido do prefeito Moisés dos Santos e do então gestor da pasta Lucas França, mas devido a pandemia só pode ser realizada nessa ocasião, seguindo todos os protocolos sanitários. Antes da visita “in loco” os técnicos das secretarias municipal e estadual reuniram no período matutino, onde foi explanado a questão da portaria nº007/2013, referente ao tombamento do Complexo, onde a pauta era orientações técnicas a Prefeitura Municipal referente a área.

“Conforme especificações da documentação do processo, tendo como área de tombamento e de entorno de 63 km de curso d’água (Cachoeira do Prata ao Reservatório PCH São Lourenço), nosso objetivo com essa vistoria é avaliar a todaárea do tombamento; analisar a viabilidade de tornar-se um Parque Estadual e Municipal, dentro das legislações vigentes; levantamento da área degradada; e promover a preservação e uso sustentável da área vistoriada”, explicou o secretário.

Inicialmente a equipe da Secretaria de Estado de Cultura fizeram os apontamentos em relação a área vistoriada, sobre a quantidade expressiva de resíduos, vazão do rio, degradação do local e divisa de municípios (Jaciara/Juscimeira), o que também foi confirmado pelos moradores em torno da área.

Também verificou-se que o Complexo fica localizada na área P.A Egídio Brunetto, que deverá ser feito levantamento em órgãos competentes no que se refere de documentação. O Sr. Historiador Luciwaldo solicitou-se que o município faça o levantamento topográfico e mapa da área, na ocasião o mesmo ponderou a questão da compensação ambiental da PCH São Lourenço, pois poderá ser desenvolvida ações de melhorias na área através da empresa.

“Foi debatido entre os presentes a questão do Complexo se tornar um Parque Estadual ou Municipal, pois assim poderá ser delimitar áreas de mata ciliar, estacionamentos e acesso de veículos, área camping e churrasqueiras, restaurantes e banheiros, bem como a questão de distribuição de lixeiras, também foi proposto o levantamento das áreas riscos e sinalizações pelo Corpo de Bombeiros”, acrescentou Adilson.

A vereadora Silvanei Cavalheiro agradeceu a iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, bem como a Secretaria de Estado de Cultura, pois a mesma se preocupa com a situação que se encontra na área, bem como os representantes do P.A Egídio Brunetto, visto que não medem esforços no que for relativo a preservação do Complexo, pois os mesmos de forma indireta tentam manter área preservada.

Na ocasião, os representantes do Assentamento Egídio Brunetto manifestaram suas preocupações com o futuro da área, das próximas gerações e pretendem expandir produtos da agricultura familiar no Complexo sendo um incentivo econômico para os moradores daquela região.

A vistoria, realizada no dia 28 de junho de 2021, contou com a presença da equipe da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, (Historiador Luciwaldo, arquiteta Maria Bárbara, biólogo Jonilken e motorista Wendy) acompanhados pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, através do Secretário Municipal Adilson M. Novaki, Gerente de Turismo Sandra Cabral, Aldair Lima, representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente a Srª Camilla Dias, Câmara Municipal vereadora Silvanei Cavalheiro e representantes do P.A Assentamento Egídio Brunetto (Itevilna, Dalete e Genadir).

Publicado em 01/07/2021