Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / DAE Devera Concluir 100 Da Hidrometracao Em Juscimeira

Desenvolvimento Econômico

DAE deverá concluir 100% da hidrometração em Juscimeira

O Departamento de Água e Esgoto de Juscimeira deverá concluir até o mês de setembro 100% a instalação de hidrômetros nos imóveis residenciais e comerciais do município. A ação faz parte da reestruturação e modernização do Departamento de Água de Esgoto.

De acordo com o Gerente de Saneamento Julio Pedro Pereira Costa Junior, o departamento de água e esgoto arrecada mensalmente R$ 45 mil e tem um custo operacional de R$ 70 mil.

“Estamos tendo um prejuízo de R$ 25 mil por mês, valor esse que poderia ser investido na melhoria do DAE como a reestruturação da rede e compra de equipamento de trabalho. Uma das novidades será a impressora portátil de fatura”, ressaltou o Gerente de Saneamento.

Com o aparelho, o consumidor deverá pagar apenas o que foi consumido e para quem consumir até 10 mil litros pagará uma taxa mínima de R$ 13 para residência e R$ 18 para comércio, mais R$ 5,83 da taxa de lixo.

Todos os hidrômetros foram instalados sem custos aos cidadãos, a doação do equipamento é feita perante a assinatura do Termo de Uso e Responsabilidade garantindo que cuidará pela conservação do aparelho e com o lacre sempre intacto.

Por norma, todos os hidrômetros adquiridos pela administração municipal foram aprovados e verificados pelo órgão fiscalizador, INMETRO. No demonstrativo deles deverão estar visíveis os indicadores de metros cúbicos, de litros e total de consumo.

LEITURA

Para calcular a quantidade de litros que passou pela sua unidade consumidora é bem simples. Bastar pegar a última leitura [os quatro primeiros números de cor preta] e subtrair pelo consumo atual.

QUALIDADE MANANCIAL

O recurso natural mais preciso do município de Juscimeira, sem dúvida, é a água, considerado a segunda maior estância de águas termais medicinais do Centro-Oeste brasileiro. Em todas as casas do município, a água chega com a classificação 97% mineral e temperatura na saída da vazão de 42°, COM aplicação mínima de cloro, apenas para garantir a qualidade total da água, pois durante o percurso pode ocorrer alguma interferência referente ao encanamento da rede.

ESTRUTURA DO DAE

O Departamento de Água e Esgoto de Juscimeira possui dois poços de captação própria e outros dois emprestados pelo senhor Sizenando Santana, os quais têm a capacidade para abastecer toda a demanda do município.

Publicado em 24/08/2017

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMJ