Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Moradoras De Sao Lourenco De Fatima Aprendem Transformar Fibra Vegetal Em Pecas De Artesanatos

Assistência Social

Moradoras de São Lourenço de Fátima aprendem transformar fibra vegetal em peças de artesanatos

As moradoras e artesãs da região do Distrito de São Lourenço de Fátima estão se capacitando cada vez mais e aumentando as variedades de artesanatos confeccionados na região, os quais vêm ganhando destaques com a comercialização em outras cidades. Desta vez foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) o Curso de Artesanato em Fibras de  Bananeira em parceria com o Prefeitura de Juscimeira através da Secretaria de Assistência Social, Empaer e Sindicato Rural de Dom Aquino.

Segundo a secretária de Assistência Social, Keli Paniago, durante as aulas os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a origem do artesanato rural, a importância cultural e econômica para cada localidade. Aprenderam o preparo das fibras de bananeira e técnicas de trançados e cestarias.

“A instrutora do Senar-MT, Seris, veio de Guarantã do Norte para repassar seus conhecimentos às nossas artesãs, as quais puderam aprender sobre a lavoura da matéria prima, colheita, escolha do material a ser utilizado, o beneficiamento, as ferramentas utilizadas, o tingimento, técnicas de confecção de trança de várias pernas, técnica de confecção da trama em xadrez, em palha torcida, dentre outras, além de medidas de segurança no trabalho, responsabilidade social e ambiental”, explica Keli.

A partir das técnicas ensinadas no curso o artesão pode desenvolver vários objetos e desta forma aumentar a renda com a comercialização do produto. A criatividade do participante com a capacitação através do curso poderá criar uma variedades de peças como chinelos, tapetes, descansos, esteiras, peças decorativas, cestas, vasos, caixas porta-treco e muito mais.

“Os produtos têm ótima qualidade. Esta é a função desta parceria que vem dando certo, não só prezar pelo lado social, mas criar oportunidade das pessoas mostrarem o seu trabalho e irem atrás do mercado”, finaliza a secretária.

Publicado em 23/04/2015

Fonte: Assessoria de Imprensa - PMJ