Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / JUSCIMEIRA REALIZA FORUM DE ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL

JUSCIMEIRA REALIZA FÓRUM DE ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL

A Prefeitura de Juscimeira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no dia 30 de Junho, um fórum de discussão sobre ações estratégicas de enfrentamento ao trabalho infantil.

Durante o encontro estiveram participando do fórum, representantes do Conselho Tutelar, representantes da Saúde, Dr. Alcindo Peres da Rosa (Juiz da comarca de Juscimeira) e Drª Natália Guimarães Ferreira (Promotora de Justiça de Juscimeira).

É considerado trabalho infantil, aquele realizado por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 (dezesseis) anos, a não ser na condição de aprendiz, quando a idade mínima permitida passa a ser d e 14 (quatorze) anos.

O trabalho infantil é uma forma de trabalho que envolve a exploração de mão-de-obra das crianças e dos adolescentes. Além de gerar diversos problemas sociais, ele afeta diretamente os envolvidos.

Trabalhos como tráfico e exploração sexual, por exemplo, considerados piores formas de trabalho infantil, trazem uma carga negativa muito grande no psicológico e na autoestima.

• Consequências do Trabalho Infantil

• Afeta o desenvolvimento da criança e/ou adolescente

• O indivíduo perde a infância

• Gera diversos problemas sociais

• Provoca doenças e problemas psicológicos

• Induz ao baixo rendimento e abandono escolar

• Causa despreparo para o mercado de trabalho.

Publicado em 05/07/2017