Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Juscimeira Desenvolve Acoes Para Alcancar O Selo Unicef Municipio Aprovado

Juscimeira desenvolve ações para alcançar o Selo Unicef Município Aprovado

Com o tema “Os Desafios para Garantir Política Especializada para Crianças e Adolescentes”, está acontecendo o 1° Fórum Comunitário Selo Unicef 2017/2020, nesta quarta-feira (20/06), nos períodos matutino e vespertino, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As atividades iniciaram logo após a apresentação do Coral da Escola Estadual Campos Sales.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Silvani Gomes da Silva Santos, a mobilização dos municípios através do Selo Unicef, qualifica as políticas de promoção, defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, desta forma, trabalhando em conjunto para o melhoramento das políticas públicas para o público infanto juvenil.

Durante o Fórum, foram apresentadas metas e estratégias por cada uma das secretarias envolvidas, as quais depois de discutidas, foram inseridas no Plano de Ação do Selo Unicef para serem executadas.

Na ocasião, a defensora pública, Thais Cristina Ferreira Borges, destacou que o futuro do município e do país depende das crianças e o será feito por elas e nas primeiras conversas com o chefe do executivo ela ressaltou a importância dos trabalhos sociais com as crianças e adolescentes.

“O caminho a ser seguido é esse, o qual está mais que comprovado. É agindo nas vulnerabilidades que vamos conseguir combater a questão da droga, da criminalidade e construir uma sociedade mais justa, mais moderna, mais solidária e mais amorosa um com o outro”, concluiu a defensora.

Letícia de Arruda Almeida Albuquerque, palestrante e assistente social da Associação de Primeiras damas de Mato Grosso (APDM), explicou que o Selo Unicef tem como objetivo minimizar as desigualdades e melhorar os indicadores sociais do município e propor ações para que o município alcance indicadores nas áreas da Saúde, do Esporte e Educação, com vista a garantir melhor condições de vida para as crianças. Ela é a articuladora do Selo na esfera estadual. Já no âmbito municipal, os articuladores são: o assistente social Júnior César e a psicóloga Josimara Cardoso (Creas).

De acordo com o prefeito Moisés dos Santos, com a adesão ao Selo Unicef o município poderá avançar ainda mais nos indicadores e na ocasião ressaltou o compromisso que a Administração Municipal no desenvolvimento de ações para tirar os jovens da vulnerabilidade.

“Temos vários programas sociais no município como os Bombeiros do Futuro, Proerd, “A União faz a Vida” que é destinado aos profissionais da Educação e reflete no aprendizado dos alunos, incentivos as práticas esportivas, dentre outros”, disse o prefeito.

O 1º Fórum Comunitário Selo Unicef, realizado pela Prefeitura de Juscimeira por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, contou com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, comissão pró-selo Unicef, além da participação de outras duas importantes pastas, as secretarias municipais de Saúde e de Educação.

Publicado em 20/06/2018

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMJ

Clique na Imagem para Ampliar!