Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Merendeiras Participam Do Curso De Aproveitamento Integral De Alimentos Em Juscimeira

Educação

Merendeiras participam do Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos em Juscimeira

As profissionais responsáveis pela merenda das crianças e adolescentes que estudam na rede municipal de ensino participaram do Curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos, realizado neste sábado (18/11), no Centro de Educação Infantil Enedina Martins Barbosa.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Brunna Marinho, a capacitação foi ministrada pela nutricionista Luciene Alves para 10 merendeiras, as quais aprenderam preparar receitas com a matéria-prima que normalmente todos descartam, como as casas de frutas e verduras, parte que se concentra os nutrientes importantes para à saúde.

“O objetivo do curso é ensinar as servidoras da área de alimentação a aproveitar melhor o alimento, elaborar receitas saborosas, nutritivas e econômicas, cuidando na manipulação ao preparo e enriquecimento nutricional dos alimentos. São receitas fáceis e saborosas, precisamos estar sempre inovando para tornar a merenda escolar atrativa”, destaca a secretária.

Existem vários estudos que comprovam os benefícios das cascas das frutas que são ricas em vitaminas do complexo B, ácido fólico e substâncias bioativas, que matem as células jovens. Já na casca dos vegetais podemos encontrar uma rica fonte de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Com a mão na massa, ou melhor, nos alimentos, a nutricionista orientou as profissionais algumas receitas e entre elas: Arroz com abóbora com cascas raladas de cenoura e talos, acelga picadinha e cheiro verde; Farofa de banana com casca, talos e folhas de cenoura, couve e talos picadinhos, abacaxi e cheiro verde; Purê de abóbora com casca; Geleia de entrecasca de melancia; Suco de casca de abacaxi com capim cidreira.

Na capacitação estiveram presentes as merendeiras das uidades: Centro de Educação Infantil Rainha dos Apóstolos, Centro  de Educação Infantil São Miguel, Centro  de Educação Infantil Enedina Martins Barbosa, Escola Municipal Monteiro Lobato e Escola Municipal Beleza.

Publicado em 21/11/2017

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMJ