Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Horta No Ambiente Escolar Promove Alimentacao Saudavel A Comunidade Escolar Em Juscimeira

Educação

Horta no ambiente escolar promove alimentação saudável a comunidade escolar em Juscimeira

Os alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato participaram de atividades sobre alimentação saudável e cultivo de hortaliças, na quarta-feira (19). Eles protagonizaram desde a colheita na hrta escolar ao preparo do menu do dia da instituição com o acompanhamento das merendeiras.

Segundo a nutricionista responsável pelo cardápio das instituições da rede municipal de ensino, Luciene Alves, a implantação da horta no ambiente escolar é fundamental para incentivar a alimentação saudável, sendo que no Brasil, o consumo de hortaliças por habitante, é muito baixo quando comparado a outros países.

“A implantação da Horta no ambiente escolar, que demanda pouco espaço e pouca mão de obra, torna estes alimentos disponíveis. Essa atividade também assegura que a criança e a escola resgatem a cultura alimentar brasileira e, consequentemente, estilos de vida mais saudáveis. Agradecemos a secretária de Educação Brunna Martins pelo apoio e dedicação ao nosso projeto”, destacou a nutricionista.

A professora da turma, Maria de Lourdes, também auxiliou das atividades para promover a alimentação saudável, nas quais os alunos participaram tanto da colheita no horta da escola quanto na elaboração do cardápio do dia, que teve arroz com talos e folhas de beterraba, farofa de carne moída, beterraba ralada e cheiro verde.

No final da atividade, após aprender um pouco mais sobre o hábito de se alimentar bem aproveitando as vitaminas e minerais que as hortaliças dispõe, os alunos disponibilizaram receitas no mural da instituição de ensino.

O cultivo de hortaliças na Escola Monteiro Lobato existe desde 2010. Cada ano é um responsável, neste ano está sob o comando do senhor Aurélio. No espaço, tem plantado alface, cheiro verde, couve, abobora, maracujá, cenoura, beterraba, banana e mandioca.

Publicado em 21/09/2018

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMJ