Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Prefeitura De Juscimeira Adquire Onibus Equipados Com Acessibilidade Para O Transporte Escolar

Educação

Prefeitura de Juscimeira adquire ônibus equipados com acessibilidade para o transporte escolar

Representantes da Prefeitura de Juscimeira, Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal de Transportes reuniram para tratar diversos entraves do setor, entre eles ampliação da frota com aquisição de mais veículos, melhoria dos transportes prestadores de serviços, tempo de permanência dentro dos ônibus e a distância que alunos devem percorrer para aguardar a chegada do transporte nas linhas mestres.

Segundo a secretária de Educação, Brunna Martins, a reunião foi convocada para buscar um entendimento e melhorias tanto para os alunos quanto aos colaboradores e prestadores de serviços do Transporte Escolar, os quais estão previsto na Constituição Federal assegurando ao aluno da escola pública o direito ao transporte como forma de facilitar seu acesso à Educação.

“A principal reivindicação apresentada pelos vereadores foi referente buscar o aluno dentro da propriedade, o que é proibido na Lei nº 10.709, a qual diz que o percurso máximo que os alunos podem fazer é de 2 km até a linha mestre, sendo essa locomoção de responsabilidade dos pais. Temos alunos que embarca no ônibus às quatro horas da manhã, se o motorista entrar em todas as fazendas, o primeiro que foi recolhido irá ultrapassar o limite de permanência dentro do veículo que a lei permite, o qual é de quatro horas entre ida e vinda da instituição de ensino”, explicou a Brunna.

O prefeito Moisés dos Santos informou na reunião que com a economia realizada em 2018, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação fez a aquisição de mais dois ônibus modernos equipados com plataforma de acessibilidade para cadeirantes. O investimento foi de R$ 379.800,00.

“Hoje em Juscimeira são mais de 2.300 km que o transporte escolar percorre para buscar nossos alunos, sendo que a distância mais longe é de 80 Km entre ida e volta. Ao todo são 32 linhas, sendo 27 terceirizadas e outras 6 do município. Essa reunião com os vereadores e conselho foi válida para também podermos alinhar o valor pago por quilômetro que é de R$ 3.00, o qual comparando aos demais municípios da região está muito abaixo. Melhorando esse valor, os prestadores de serviço poderão ofertar melhor condições para nossos alunos”, explicou Moisés.

Na ocasião, a presidente do Conselho Municipal de Transporte, Cleonice Moreira, explicou toda a logística questionada pelos parlamentares sobre medições, condições e atuação do conselho, entre eles estavam presentes o presidente do Legislativo José Quirino (Zequinha) e os demais vereadores Manoel Fagundes (Neco), Ozéias Marinho, Lindomar Duarte, Ronival Soares, Valdinei José (Jeguim) e Sebastião Rodrigues (Teca), além do prefeito, secretária e membros do conselho.

Publicado em 26/04/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ