Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Creche Faz Horta Mandala Para Estimular O Cultivo E Consumo De Alimentos Organicos Em Juscimeira

Educação

Creche faz horta mandala para estimular o cultivo e consumo de alimentos orgânicos em Juscimeira

Não é apenas plantar e cuidar de uma horta, mas levar o resultado do trabalho até a cozinha para ser incluído na merenda escolar. Essa é a proposta da Horta Mandala preparada pelos alunos e professores do Centro de Ensino Infantil Enedina M. Barbosa com o suporte técnico da Empaer de Juscimeira e apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O agrônomo Marcos Roberto Baptista Vasconcelos explicou que a intenção do trabalho é desenvolver cultura do plantar, colher e comer, quel contempla todos os alunos da instituição dos períodos matutino, vespertino e aqueles que permanecem nos dois turnos. Eles também tiveram bate papo dentro de sala de aula com a conscientização da importância do plantio.

“Nosso objetivo principal é incentivar a parte alimentar, o plantio e desmitificar que criança não pode mexer com terra, criança pode mexer com terra sim, tem que sujar o pé, aprender a plantar e se envolver nesses projetos”, destaca Marcos.

Após a parte teórica foram para a prática, colocar a mão na terra e transformar os canteiros construídos pelo senhor Israel em uma linda horta orgânica. Nela, as sementes foram plantadas pelas crianças mais pequenas e as mudas doadas por produtores de Santo Antônio da Fartura pelos mais grandinhos.

A instituição já possuía uma horta do modelo tradicional, a qual desta vez deu espaço para o cultivo consorciado, sendo ele intercalado com uma planta com o ciclo mais longo, uma com o ciclo mais curto e uma terceira com o ciclo intermediário. Desta forma se otimiza a área no chão e como resultado uma produção maior de hortaliças.

As crianças também irão auxiliar na manutenção dos canteiros, limpeza e colheita onde levarão hortaliças fresquinhas para as cozinheiras responsáveis pela merenda escolar. Tudo está sendo feito praticamente com o custo zero e muita boa vontade promovendo a sustentabilidade.

A Empaer tem como proposta estender o Projeta de Horta Mandala para outras instituições de ensino na sede, distritos e assentamentos.

Publicado em 12/12/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ