Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Escola Joao Matheus Barbosa Adere Ao Ensino Em Periodo Integral

Escola João Matheus Barbosa adere ao ensino em período integral

A Escola Estadual João Matheus Barbosa será a primeira do município a ofertar o ensino em tempo integral para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. As matrículas para os novos alunos foram disponibilizas na Web, no período de 10 à 13/01, mas também poderão ser realizadas de forma presencial na unidade escolar, a partir da próxima segunda-feira (16/01).

A diretora da instituição, Cacia Simone Arraes, explicou que a carga horária é diferente de uma escola regular de tempo parcial, a educação integral tem sete horas de aula por dia em vez de quatro. Os estudantes entram na escola às 7:00h e só vão embora às 16:00h. Em relação às disciplinas cursadas pelos alunos, além das disciplinas da base comum, também há a parte diversificada, estando todas distribuídas nas 7:00h diárias de aula.

Com o ensino em período integral, busca-se a formação integral dos estudantes, tendo disciplinas novas que buscam essa formação plena, como o projeto de vida, protagonismo juvenil, projeto educativo cultural, estudo orientado e avaliação semanal. No período em que permanece na escola, os estudantes recebem quatro alimentações diárias (lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e uma fruta ao sair), tudo com acompanhamento nutricional da equipe da Seduc responsável.

Os alunos que estudaram em 2022 já fizeram a renovação da matrícula. Os novos alunos devem procurar a escola para realizar a matrícula mediante a disponibilidade de vaga.

Redimensionamentos

As mudanças na educação no município iniciaram-se no ano passado (2022) com a transferência de alunos do 1ª ao 5ª ano do Fundamental, das Escolas Estaduais João Matheus Barbosa e Antônio José de Lima para unidades municipais.

O prefeito Moisés dos Santos destaca que, com o redimensionamento do Ensino Fundamental, a Rede Municipal de Ensino recebeu cerca de 300 novos alunos. O gestor acrescentou que, hoje, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação de Juscimeira, a comunidade escolar da Rede Municipal tem cerca de 1.500 alunos nas oito unidades escolares, sede e distritos.

“Por conta disso do redimensionamento, a Prefeitura de Juscimeira e Governo do Estado firmaram convênios para entrega computadores notebook para todos os professores e formação para disciplina de inglês, além da distribuição de material didático do idioma estrangeiro para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino”, conclui o prefeito.

Publicado em 13/01/2023

Fonte: Ascom PMJ