Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / PREFEITOS SE REUNEM COM MINISTROS E REPRESENTANTES DO GOVERNO FEDERAL

PREFEITOS SE REUNEM COM MINISTROS E REPRESENTANTES DO GOVERNO FEDERAL

Para ampliar a parceria com os municípios mato-grossenses, o Governo Federal realiza nesta sexta-feira (19), em Cuiabá, o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que reúne cerca de 80 prefeitos de várias regiões. O evento, que está sendo realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, conta com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios e Governo do Estado. Durante o encontro, os prefeitos se reuniram com as ministras do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, das Relações Institucionais, Ideli Salvati, e com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, entre outros representantes do governo federal. Mato Grosso é o quarto estado a receber a equipe.
A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, disse que a presidenta Dilma Rousseff está trabalhando para que a parceria com o poder público municipal esteja harmonizada, com o objetivo de garantir resultados práticos para os municípios. Ideli lembrou que a programação inclui palestras e oficinas para orientar os prefeitos sobre projetos governamentais, pendências e outras informações com a União.
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, traçou um panorama sobre a evolução do setor econômico nos últimos e destacou também o alcance do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, que contempla municípios de todo o país com investimento em vários setores. Ela destacou que entre 2011 e 2014 serão investidos em Mato Grosso mais R$ 27 bilhões, referentes ao PAC II.
O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, disse que os investimentos são necessários para garantir investimentos em setores básicos, como infraestrutura, transporte, energia, entre outros. “Os municípios recebem a menor fatia do bolo tributário nacional e há muito tempo não possuem autonomia financeira para executar todas as ações necessárias para atendimento da população”, assinalou.
Os encontros estão sendo realizados em todos os estados e têm o objetivo de auxiliar os novos gestores neste primeiro ano de mandato em relação à execução dos programas federais, bem como apresentar oportunidades de financiamento para os projetos municipais.
A iniciativa dá continuidade ao apoio oferecido aos municípios de todo o país durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em janeiro deste ano, em Brasília. A programação principal abrange os seguintes eixos: saúde e educação, instrumentos de planejamento e apoio à gestão local, programas sociais, infraestrutura e participação social. Para cada estado há uma programação alinhada às necessidades regionais. Os participantes também contarão com oficinas de capacitação técnica e salas de atendimento individualizado.

Publicado em 19/04/2013

Fonte: Agência de Notícias da AMM