Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / COMUNIDADE CATOLICA SE ORGANIZA PARA CELEBRAR O CORPUS CRISTI EM JUSCIMEIRA

COMUNIDADE CATÓLICA SE ORGANIZA PARA CELEBRAR O CORPUS CRISTI EM JUSCIMEIRA

Em Juscimeira é uma tradição ornamentar as ruas principais da cidade com tapetes de serragem colorida decorados de acordo com a cultura local

No dia 30 de maio, quinta-feira, se comemora mais um feriado de Corpus Christi. Muitas pessoas se programaram para visitar cidades turísticas como Juscimeira a fim de preencher melhor seu tempo livre com atividades de ecoturismo, aventura ou descanso.

Para parte da população, especificamente para os católicos, essa data tem um significado maior do que apenas passar o tempo livre, onde Corpus Christi significa Corpo de Cristo e representa a festa na Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

Em Juscimeira é uma tradição ornamentar as ruas principais da cidade com desenhos de caráter religioso, decorados de acordo com a cultura local com o desenvolvimento dos tapetes de serragem colorida, tampinhas de garrafas cobertas com papel alumínio, pó de café usado e papel tnt cobrindo algumas quadras das ruas do centro  da cidade, como a Porto Alegre, Belo Horizonte, e outras por onde passa a procissão num trajeto de aproximadamente dois quilômetros e meio. Num percurso de duas horas de caminhadas a procissão é alternada com paradas em quatro estações (altares) e durante o cortejo os fieis cantam louvores e fazem orações típicas da fé católica.

A coordenadora da Pastoral Paroquial, dona Licínia Rodrigues dos Santos, enfatiza que “a maior benção que recebemos é a soma da união e dos esforços conjuntos da comunidade católica, desde os jovens até os homens”. Licínia informou que da festa Corpus Cristi participa 19 comunidades integrantes do município juscimeirense. Segundo ela, a procissão de Corpus Cristi é precedida por uma missa, após a qual os fieis saem em caminhada, retornando e finalizando no ponto de partida (Igreja Matriz), onde os membros das comunidades se despedem mutuamente.

Para Cássio Crepaldi, "o Corpus Christi é uma data significativa para toda a cidade, pois agrega a religiosidade à beleza do tapete de serragem montado pelos próprios fiéis. É um momento de reflexão, quando a comunidade católica celebra uma de suas mais importantes datas".

Muitos turistas do Vale São Lourenço e cidades vizinhas – Rondonópolis e Cuiabá escolhem Juscimeira para celebrar o Corpus Christi e, além das atividades religiosas, usufruírem de toda a estrutura termal da cidade.

A ORIGEM DA FESTA.

Em Juscimeira, a festa de Corpus Cristi teve seu inicio em 1980, quando o professor Paulino chegou oriundo do Estado de São Paulo e incentivou os moradores da comunidade a realizarem a primeira edição dos festejos, porém a mesma remonta ao século XII e foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O ofício divino, seus hinos e o Hino ‘Lauda Sion Salvatorem’ são de Santo Tomás de Aquino (1223-1274), que estudou em Colônia com Santo Alberto Magno. Corpus Christi tomou seu caráter universal definitivo, 50 anos depois de Urbano IV, a partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou esse Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Publicado em 25/05/2013