Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / PREFEITO CHIQUINHO PARTICIPOU DA XVI MARCHA A BRASILIA

PREFEITO CHIQUINHO PARTICIPOU DA XVI MARCHA A BRASÍLIA

O prefeito de Juscimeira e atual presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho viajou nesta segunda (08/07) para Brasília/DF onde o mesmo participa nesta semana da “Marcha dos prefeitos”. Além de Chiquinho, vários outros prefeitos mato-grossenses já confirmaram presença na 16ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que teve início nesta segunda-feira (08), e vai até o esta quinta-feira, 11, deste mês.

Com uma pauta marcada por reivindicações por mais recursos para os municípios, a 16ª Marcha dos Prefeitos deve reunir em Brasília cerca de 4 mil pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O evento teve sua abertura na terça-feira (9). Saúde, previdência e educação estão entre os assuntos a serem discutidos na marcha, cujo tema dessa edição é O Desequilíbrio Federativo e a Crise nos Municípios.

Segundo Chiquinho os prefeitos vão cobrar do governo federal reajuste dos repasses para programas sociais que foram assumidos pelos municípios. “Os municípios assumiram muitas atribuições na área social ao assumir esses programas. Eles não foram corrigidos suficientemente para que se possa cumprir essa atenção ao cidadão. Umas das postulações é recuperar um pouco os valores desses programas”, afirmou o presidente da AMM.

Na pauta prioritária do evento estão ainda itens como o aumento de 2% no percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a ampliação da lista de serviços tributados pelo Imposto sobre Serviços (ISS), de competência dos municípios e a aprovação de projetos de lei que estabelecem a obrigatoriedade da União em aplicar nas ações e serviços de saúde o mínimo de 10% da receita bruta e o encontro de contas de despesas previdenciárias entre a União e os municípios.

O presidente da AMM ressaltou que a expectativa dos prefeitos é grande em relação ao atendimento das reivindicações que foram apresentadas à presidente Dilma Rousseff, que participou  do evento nesta quarta-feira, 10.  Além das reivindicações que foram levadas ao Congresso Nacional, os prefeitos de Mato Grosso se reuniram com a bancada federal do Estado. A reunião dos prefeitos de Mato Grosso com a bancada federal aconteceu terça-feira,09, às 17h30, no Plenarinho 13 da Câmara dos Deputados.

Chiquinho informou que foram  entregues dois documentos aos deputados e senadores que integram a bancada de Mato Grosso. O primeiro documento é a carta com as reivindicações do Manifesto Municipalista e a carta com as reivindicações da pauta municipalista da CNM. "Através da mobilização é que podemos conseguir melhores resultados das nossas reivindicações. Nossa meta é o desenvolvimento das cidades e melhoria da qualidade de vida da população", disse ele.

Publicado em 10/07/2013