Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / LEI QUE PROIBE CIRCULACAO DE CAMINHOES NO MUNICIPIO COMPLETA UM ANO EM VIGOR

LEI QUE PROÍBE CIRCULAÇÃO DE CAMINHÕES NO MUNICÍPIO COMPLETA UM ANO EM VIGOR

Em vigor desde março de 2015, a Lei Municipal número 985/2015 restringe o trânsito de veículos articulados (carretas e bi-trem), carregados ou não, na zona urbana do município de Juscimeira.

No inicio da vigoração da Lei, foi estabelecido um prazo de quarenta e cinco dias para adequação e conhecimento da mesma por parte dos interessados, levando em conta que no perímetro urbano do município residem vários motoristas. Também foi realizada uma ampla divulgação da aplicação das medidas restritivas e suas consequências para os infratores.

Na elaboração da Lei 985/2015 foram considerados diversos fatores como: volume significativo do tráfego de veículos transportando cargas pesadas nas vias públicas sem as necessárias medidas de segurança; risco de acidentes, deterioração acelerada da pavimentação das vias locais e o grande clamor público dos moradores em geral para que esta medida fosse tomada por parte da administração.

Conforme o previsto na lei, o trânsito em todo o perímetro urbano ficou proibido, assim como também foi proibido parar ou estacionar veículos transportando cargas pesadas que obstruam as avenidas, ruas e calçadas. Segundo alguns moradores e representantes do comércio local, a trafegabilidade em Juscimeira melhorou significativamente depois que a fiscalização municipal começou a notificar e penalizar os motoristas infratores.

Com o exercício da aplicabilidade pelo poder municipal, aos poucos a população e os interessados vão se adequando em relação a lei. Inclusive já existe no município um estacionamento coberto - de iniciativa particular, para estacionamento dos veículos transportando cargas pesadas, cujos motoristas queiram ou precisem passar algum tempo na zona urbana.

Publicado em 13/05/2016

Fonte: Manoel de Jesus – Ascom/Jusc