Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Prefeitura De Juscimeira Lanca Cartilha Em Quadrinhos De Prevencao E Educacao Ambiental

Prefeitura de Juscimeira lança cartilha em quadrinhos de Prevenção e Educação Ambiental

A Prefeitura de Juscimeira por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está com diversas ações para conscientizar a população sobre as consequências de atear fogo, principalmente no período de seca. Uma delas é o Projeto de Prevenção e Educação Ambiental ‘Queimadas’ com realização de palestras e distribuição de material informativo.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Cássia Claudino Soares Marques, o planfleto educativo contou com a ilustração de Almir Mendonça e com a aprovação do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA). No formato de história em quadrinhos, amiguinhos saem pelas ruas de Juscimeira e pontos turísticos questionando algumas ações, que todos os anos voltam a se repetir, por falta de consciência, responsabilidade e educação de algumas pessoas.

"De uma forma dinâmica, o autor insere as crianças em diversas situações que envolvem o Meio Ambiente. Em uma delas, um personagem que retrata um madeireiro ilegal, diz que o homem usa a prática do fogo para desmatar por ser o método mais barato", destaca Cássia.

Já no quadrinho ao lado, ressalta que o problema é a falta de conhecimento e orientação, onde muitas vezes o fogo se descontrola queimando árvores, animais, casas e tudo que encontra pela frente. Acaba com as belezas naturais, provocam destruição de nascentes de rios, favorece o assoreamento e por fim, morte do rio e tudo que há nele.

O panfleto alerta outras consequências que podem ocorrer, como incêndio em redes elétricas, causar acidentes de trânsito e aéreo, além dos sérios problemas de saúde para as pessoas, principalmente para crianças e idosos, sendo que a fumaça do lixo pode causar câncer, problemas respiratórios, irritação nos olhos e podem levar até a morte.

O material informativo já foi distribuído praticamente em todos os distritos, o qual acompanha a fatura do Departamento de Água e Esgoto entregues nas palestras que estão sendo realizadas nas instituições de ensino. E nesta semana, o material já começou a ser distribuído juntamente com a conta de água dos imóveis situados no perímetro urbano do município.

As ações ambientais também estão presentes nas edições do Projeto Prefeitura em Ação, onde também realizam a distribuição de mudas e alguns plantios, ações essas que fazem parte do Projeto de Prevenção e Educação Ambiental, que é uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que é executado com o acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Publicado em 06/07/2018

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMDA