Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Agua Distribuida Para A Populacao Juscimeirense E De Excelente Qualidade Segundo Analise

Água distribuída para a população juscimeirense é de excelente qualidade, segundo análise

Créditos: Ilustração

Sempre atento à qualidade que serve à população e com um rigoroso controle de qualidade, o Departamento de Água e Esgoto de Juscimeira divulgou o resultado da análise da água realizado durante todos os meses do ano de 2018, conforme determina o Decreto nº 5440/2015, do Ministério da Saúde. O resumo das análises mensais é distribuido com um informativo e a fatura vigente, para todas as Unidades Consumidoras do município.

Segundo o químico responsável pela análise, Nilton Sérgio Gonçalves, a água distribuída através do DAE Juscimeira é proveniente do lençol subterrâneo com pureza natural e excelente qualidade dentro dos parâmetros exigidos.

“Durante todos os meses são colhidas um número determinado de amostras e em nenhuma delas teve ocorrência de coliformes (bactérias). Para chegar até a casa do consumidor é feito apenas o tratamento com cloro com a finalidade de proteger caso neste percurso a rede sofra alguma contaminação conseqüência de vazamento”, explicou o químico.

De acordo com diretor do DAE, Julio Pedro Júnior, os números das amostras analisadas, conforme a tabela resumida, estão acima da exigência do Ministério da Saúde. Nelas são observadas a parte química (cloro residual livre e  pH ), bacteriológico (coliforme) e a parte física estética da água (turbidez e cor).

“É muito importante destacar que o cidadão deve cuidar dos seus reservatórios e caixas d´água, realizando a limpeza dos mesmos a cada seis meses. O Departamento de Água garante a qualidade do liquido até o cavalete, do portão para dentro é de responsabilidade do consumidor”, alertou.

Ainda segundo Júlio, mudanças de hábitos são atitudes simples que ajudam a economizar a água e o seu dinheiro. “Cuide bem do Hidrômetro. Bem conservado e com lacre intacto, registra com segurança a quantidade real de água consumida. O Hidrômetro é um bem público, mas a conservação e guarda do aparelho são também de responsabilidade do consumidor. Somente funcionários credenciados pelo DAE podem fazer a manutenção”, concluiu.

DICAS

LAVANDO ROUPA -  Utilize a máquina com a capacidade total de roupas. Com isso, economizará água e energia. Reutilize a água para lavar o quintal. NA COZINHA: Ao lavar louça, encha a pia para esfregar pratos, talheres, copos. A economia será de 10 litros de água por dia. NA

COZINHA -  Ao lavar louça, encha a pia para esfregar pratos, talheres, copos. A economia será de 10 litros de água por dia.

CARRO -  Quando for lavar o carro, use um balde. Mas se usar mangueira, feche sempre a torneira quando não estiver usando a água.

EM CASA - Ao escovar os dentes e fazendo a barba, deixe a torneira fechada, reabra apenas para enxaguar. Reduza o tempo no chuveiro. Assim, economizará água e energia.

NO JARDIM - Use um regador ou mangueira com esguicho tipo revólver.

NO QUINTAL E CALÇADA - Não use a mangueira para varrer a sujeira. O correto é usar a vassoura, economizando água e tempo.

Publicado em 03/05/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ