Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / CACHOEIRA DO PRATA E TOMBADA COMO PATRIMONIO HISTORICO DE MT

Geral


CACHOEIRA DO PRATA É TOMBADA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE MT

Estado deverá zelar pela proteção e garantia do equilíbrio natural do local

Créditos: Divulgação / Reprodução


O Governo do Estado tombou como Patrimônio Histórico e Artístico, através da Secretaria Estadual de Cultura, a cachoeira do Prata, localizada no município de Juscimeira. O local é conhecido na região Sul do Estado como ponto turístico, devido a sua beleza natural, com o tombamento o turismo na cidade será fortalecido.

A portaria n° 007/2013, assinada pela secretária da pasta Janete Riva, foi publicada no Diário Oficial que circulou na segunda-feira (4) e se refere ao processo de tombamento n°. 280711/2012. O tombamento é de entorno 63 km de curso d’água da Cachoeira do Prata até o Reservatório PCH São Lourenço.

Os estudos estavam em tramitação na SEC e concluíram que a proteção da área tombada garantirá o equilíbrio natural e dará um novo significado social ao espaço delimitado, a ser tutelado pelo poder público estadual. 

O patrimônio tombado fica igualmente protegido de qualquer ação que lhe impeça ou reduza a visibilidade ou paisagem estética e ambiental, tanto do bem, quanto de sua área de entorno e vizinhança. 

Também foi considerado que a Cachoeira do Prata faz parte da história de Mato Grosso, por se tratar de uma bela paisagem natural, por sua apresentação da natureza, "onde a inserção do homem não alterou a beleza natural ali exposta".

Foi considerada uma delimitação da área de tombamento e de entorno 63 km de curso d’água da Cachoeira do Prata ao Reservatório PCH São Lourenço. 

O tombamento implica que a Cachoeira do Prata passa a ser tutelada pela proteção especial do Poder Público Estadual, que velará para que os efeitos previstos em normas disciplinadoras sejam devidamente respeitados. 

Também foi determinado que a inscrição da Cachoeira do Prata no Livro do Tombo Histórico, pela sua significação histórica e artística para a comunidade e à memória mato-grossense.


Publicado em 18/05/2013

Fonte: ASCOM/Jusc


Últimas Notícias

Política de Privacidade      Política de Cookies

2024 © Prefeitura Municipal de Juscimeira - Mato Grosso - CEP: 78810-000