Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Vacinacao Contra Rabica Ultrapassa Meta Em Juscimeira

Vacinação contra rábica ultrapassa meta em Juscimeira

Créditos: Vigilância Ambiental

O município de Juscimeira ultrapassou a meta de vacinação contra raiva. Este ano, segundo dados da Vigilância Ambiental, foram imunizados um total de 5.366 animais, sendo 4.105 cães e 1.094 gatos, na sede, distritos e zona rural.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Nassin Farah, este ano a vacinação superou tanto a meta quanto os anos anteriores, que estava previsto imunizar um total de 5.123 entre cães e gatos.

“Esses resultados são frutos da dedicação dos nossos agentes que não mediram esforços para estar nos quatro cantos do município cuidando da saúde tanto da nossa população quanto desses animais domésticos”.

O secretário ressalta que a raiva animal pode ser transmitida aos humanos por mordidas, arranhões e saliva de animais infectados em contato com a pele lesionada, ou mucosa. A vacina é o único meio de prevenção do agravo, sendo destinada exclusivamente para cães e gatos, a partir de três meses de idade.

“A raiva é uma doença infecciosa aguda viral que atinge o sistema nervoso central, levando ao óbito após uma curta evolução. É um agravo que pode causar a morte em aproximadamente 100% dos casos, tanto para os humanos quanto para os animais, e a única forma de evitá-la é por meio da vacinação anual dos animais e que não possui contraindicação”, concluiu Nassin.

Publicado em 08/11/2022

Fonte: Ascom Juscimeira