Assistência Social


Atividades de Desenvolvimento Social de 2017 são encerradas com resultados positivos em Juscimeira

As atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Juscimeira por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) foram encerradas com almoço e um bailão ao estilo nordestino com a turma da melhor idade, nesta terça-feira (28), no Salão Frei Galvão.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Silvani Gomes da Silva Santos, as ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SFCV), são destinadas às crianças, adolescentes e idosos.

“Em Juscimeira cerca de 300 pessoas fazem parte do SCFV, onde além de lazer e diversão são ofertados cursos profissionalizantes como de artesanato, bordado, pintura em tecido, dentre outros”, ressalta Silvani.

Silvani ressalta que o serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

“O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários, com a promoção de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade do integrante, o qual deve estar inserido no Cadastro Único do SUAS.

A secretaria é composta por: Centro de Convivência, destinado a encontro da melhor idade; o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), onde são desenvolvidas as atividades do SCFV e o Centro Especializado de Assistência Social (Creas), onde atende pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais.

A equipe de Desenvolvimento Social também realiza visita domiciliares com acompanhamento de assistente social para pessoas que estão acamadas e famílias em situação de vulnerabilidade.

Casamento Social

Para 2018, a secretária adianta que as ações da pasta serão iniciadas com um grandioso Casamento Social, momento que cerca de 45 casais reforçarão o compromisso de forma legal, sem custos nenhum. O evento conta com a parceria do Governo do Estado, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, cartório de 1º Oficio e parceiros.


Publicado em 30/11/2017

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMJ


Últimas Notícias

2017 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Juscimeira - Mato Grosso - CEP: 78810-000