Saúde


Juscimeira implanta as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), podem ampliar a oferta de cuidados em saúde. É um fazer e pensar a saúde diferente da forma como se faz hoje.  O projeto foi iniciado na Unidade de Saúde da Família Beira Rio (PSF 2) e deverá ser implantado em todas as Unidades de Saúde.

No primeiro encontro, que teve como facilitadora a enfermeira Joelma Rodrigues de Aguiar, foi realizado o Grupo Processo Circular, que tem como objetivo a integrar corpo e mente para o autocuidado na Atenção à Saúde do trabalhador da Unidade Básica de Saúde. Na oportunidade, os colaboradores trabalharam as dificuldades encontradas no ambiente de trabalho com atividade em grupo de Terapia Ocupacional, Auto Reflexão e Dança Circular.

Com a implantação da PICS, através da racionalização das ações de saúde, os pacientes também possam diminuir o uso de medicamentos, estimulando alternativas inovadoras, mas tradicionais, que além de atuarem sobre a saúde do organismo contribuem com o desenvolvimento sustentável de comunidades; incentiva as ações referentes à participação social e o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores da saúde trazendo inúmeros benefícios.

 Nas Práticas Integrativas Complementares  não somente o médico, como também toda a equipe que trabalha pelo bom funcionamento do SUS, valoriza as vivências e as experiências pessoais dos cidadãos,  colaborando para que a medicina se torne cada vez mais humanizada.

Ademais, as Práticas Integrativas e Complementares fazem com que o cidadão se sinta mais à vontade e integrado ao Sistema Único de Saúde. Isso porque ele passa a se sentir mais respeitado, valorizado e, principalmente, bem acolhido.


Publicado em 14/02/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ


Últimas Notícias

2019 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Juscimeira - Mato Grosso - CEP: 78810-000