Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Levantamento Da Vigilancia Ambiental Aponta Baixo Risco De Proliferacao Do Aedes Em Juscimeira

Saúde

Levantamento da Vigilância Ambiental aponta "Baixo Risco" de proliferação do Aedes em Juscimeira

O Levantamento de Indice Rápido para o Aedes Aegypti (Lira),  apontou que  município de Juscimeira está classificado como “Baixo Risco” para a proliferação do mosquito e das doenças causadas por ele – Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A avaliação foi realizada entre os dias 4 e 6 de julho, na região urbana e nos quatros distritos pela Secretaria Municipal de Saúde através da equipe da Vigilância Ambiental.

De acordo com dados do Lira, o  índice geral de infestação é de 0,21% nos 461 imóveis trabalhados, sendo que 292 dele estão na sede,  outros 169 nos distritos de Santa Elvira (57), Fátima de São Lourenço (71), Irenópolis (21) e povoado Placa de Santo Antônio (20).

O secretário de Saúde, Nassin Farah, destaca que apesar do baixo risco de infestação a população deve continuar atenta com as medidas de controle do mosquito, evitando deixar água parada e não acumular lixos quintais de suas residências.

“Esse resultado se deve ao empenho de todos. A população que contribuiu com a campanha que a Prefeitura realizou com a parceria das secretarias municipais de Obra e Saúde, onde foram retirados mais de mil caminhões de lixos e entulhos, que estavam acumulados nas residências. Agora, pedimos a compreensão de todos para manter tanto seus quintais limpos quanto os terrenos, sendo que em algumas localidades continuam sendo descartados móveis velhos, animais mortos, lixo doméstico, dentre outros”, ressalta o secretário.

O Lira é realizado seis ciclos por ano, sendo que cada um deles tem a duração de dois meses. Este é o segundo Lira realizado neste ano. Na primeira avaliação, que ocorreu entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, entre os 19 municípios que fazem parte da região Sul de Mato Grosso, Juscimeira foi o que apresentou a menor taxa no Índice de Infestação Predial.

Publicado em 25/06/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ