Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Juscimeira E Contemplado Com Programa Que Visa Acabar Com A Fila De Espera De Cirurgias Em MT

Saúde

Juscimeira é contemplado com programa que visa acabar com a fila de espera de cirurgias em MT

O prefeito Moisés dos Santos e o secretário municipal de Saúde Nassin Farah participaram, nesta quinta-feira (15.07), do lançamento do programa Mais MT Cirurgias, que tem o objetivo de reduzir drasticamente a fila por procedimentos eletivos no estado. O Governo de Mato Grosso irá investir aproximadamente R$ 105 milhões para a realização de quase 140 mil procedimentos.

"O Governo do Estado está implementando um alto nível de incentivo a parte do que já é pago com base na tabela do Sistema Único de Saúde [SUS], tendo em vista que ela está defasada desde 2002. Queríamos ter lançado esse programa em junho do ano passado, mas entrou a pandemia. Nosso objetivo é zerar a atual fila de cirurgia represada de Mato Grosso, dos últimos três anos", disse o governador.

Por meio do novo programa, serão disponibilizadas cirurgias, consultas e exames. “O programa era um anseio nosso, mas precisou ser adiado devido a pandemia. Agora com uma curva descendente dos casos de hospitalização estamos lançando o Mais MT Cirurgias para conseguirmos parceiros que já são grandes executores de procedimentos eletivos, tem prestadores de serviços com capacidade técnica ociosa e que estão à disposição para que possamos aplicar recurso nesse serviço através de um incentivo financiamento do Governo do Estado”, pontua o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

As cirurgias previstas contemplam as especialidades de Geniturinário, Aparelho Digestivo, Ortopedia, Cardiovascular, Neurocirurgia e Oftalmologia. Dentre os exames de alta complexidade, estão: Ressonância Magnética, Ultrassonografia com Dopper, Tomografia Computadorizada, Cintilografia, Eletroneuromiografia, Arteriografia, Cateterismo e Colangiopancreatofiaendoscópica.

O prefeito Moisés e o secretário Nassin, que estiveram presentes no lançamento, comemoram essa grande notícia e destacaram a importância dessa iniciativa do governador Mauro Mendes, o qual vem desenvolvendo programas e ações importantes para atender todos os 141 municípios do estado.

“Esse programa será muito importante para Juscimeira e os demais 140 municípios do Estado, os quais durante esses mais de um ano de pandemia ficaram impossibilitados de dar seguimentos nas cirurgias e outros procedimentos de  média e alta complexidade. Com o MT Cirurgias vamos poder zerar a demanda reprimida da Central de Regulação”, concluiu o gestor.

Publicado em 16/07/2021